Um radical comum, biologicamente ativo, é o radical pentadienila. RCHCHCHCHCHR’, no qual os carbonos formam uma cadeia longa, incluindo R e R’, que podem ser vários grupos orgânicos, em cada extremidade. Desenhe três estruturas de ressonância desse composto mantendo a valência quatro do carbono.
Passo 1
Para começar essa questão, temos que montar uma estrutura do radical. Porém, que molécula é essa? Essa coisa enorme, nunca vi! Bem, vamos desenhar obedecendo a valência dos carbonos, então vamos desenhar uma possibilidade e fazer mais duas ressonâncias a partir da que desenhamos.
Passo 2
A molécula possui 5 carbonos, 5 hidrogênios e os radicais em suas extremidades, então, vamos fazer o seguinte: Desenhar uma molécula linear que contenha estas características. (por enquanto sem completar o octeto).
Passo 3
Agora sim, que temos a molécula linear, vamos respeitar os octetos do Carbono e acrescentar ligações duplas, até formar uma molécula estável.
Começamos da esquerda para direita, preenchendo as ligações duplas entre os Carbonos para respeitar sua valência. Chegamos, então, a seguinte molécula:
Agora fechou, né? Só fazer suas estruturas de ressonância! Não, pera aí, o enunciado nos diz duas coisas que não prestamos a atenção.
Não sabemos a natureza de R, portanto, não sabemos se o grupo orgânico em questão terá uma ligação dupla. Além disso, a molécula é um radical. Portanto, esta ligação dupla no Radical, deve ser substituída pelo símbolo da estrutura radicalar.
Agora sim, chegamos na estrutura desejada, seguiremos então para as estruturas de ressonância.
Passo 4
Agora é simples, vamos pensar o radical em posições estratégicas para não nos enrolarmos. É o elétron que muda de lugar na molécula, não podemos esquecer disso.
Bem, como a molécula não é simétrica, pois os radicais até segunda ordem são diferentes, temos que se posicionado na outra pota, teremos uma ressonância da molécula original desenhada por nós.
Outra resposta plausível é se andarmos com a carga até o meio da molécula, pois ainda será possível sem prejudicar a valência de ninguém.
Finalmente, temos as 3 moléculas.