A seguinte afirmativa é verdadeira ou falsa, ou ambas? Defina sua resposta com equações, exemplos ou gráficos. “Um tampão mantém o pH de uma solução constante.”

Passo 1

Olá galerinha, vem comigo!

Vamos relembrar que uma solução tampão é uma mistura formada por um ácido fraco ou por uma base fraca e por um sal inorgânico que apresente o mesmo ânion do ácido ou o mesmo cátion da base. A seguir temos uma solução contendo um ácido fraco H A e sua base conjugada A - :

H A + H 2 O   H 3 O + + A -

O pH deste tampão é independente da diluição até que as concentrações das espécies que ela contém sejam diminuídas a um ponto no qual as aproximações apresentadas a seguir sejam inválidas:

H A ≈ c H A

A - ≈ c N a A

A Figura 1 evidencia o comportamento de solução tamponada e soluções não tamponadas em função da diluição.

Figure SEQ Figure \* ARABIC 1 - O efeito da diluição sobre o pH de soluções tamponadas e não tamponadas

Na Figura 1 sabemos que a concentração inicial de soluto, para cada solução, é de 1,00   m o l   L - 1 . E podemos observar a resistência da solução tampão a variações no pH durante a diluição.

Resposta

Resposta no passo.

Exercícios de Livros Relacionados

(a) Qual deve ser a razão das concentrações dos íons C O 3 2 - e H C O 3 2 - em uma solução tampão com pH igual a 11,0?(b) Que massa de K2CO3 deve ser adicionada a 1,00 L de uma solução 0,100 M de KHC
Use as Tabelas 11.1, 11.2 e 11.9 para sugerir um sistema conjugado ácido-base que seria um tampão eficaz a um pH próximo a: 4;9; 5; 11.
Use as Tabelas 11.1, 11.2 e 11.9 para sugerir um sistema conjugado ácido-base que seria um tampão eficaz a um pH próximo a: 2;7; 3; 12.
Uma solução tampão de volume 100,0m L é 0,100M em C H 3 C O O H ( a q ) e 0,100M em N a C H 3 C O 2 ( a q ) . (a) Quais são o p H e a mudança de p H resultantes da adição de 10,0m L de uma soluça