Quais das seguintes subcamadas não podem existir em um átomo? (a) 4f; (b) 3f; (c) 5g; (d) 6h
Passo 1
Os níveis ou camadas eletrônicos, como você já sabe muito bem, são subdivididos em subníveis ou subcamadas eletrônicas, em que nós aprendemos a fazer a distribuição eletrônica. Essa distribuição se faz por uma ordem crescente de energia, em que os orbitais das subcamadas vão sendo preenchidos nessa ordem.
O diagrama de Pauling (que na realidade nunca foi proposto por Pauling), ou diagrama de distribuição eletrônica nos mostra a ordem em que esses elétrons vão sendo alocados nos átomos, em cada subcamada:
Passo 2
Pelo diagrama, você pode ver que cada camada eletrônica possui uma determinada quantidade de subcamadas – em que cada subcamada comporta um número máximo de elétrons, a depender do tipo de orbital da subcamada.
Dentre as subcamadas dadas pelo enunciado do exercício, olhando o diagrama, você pode facilmente notar que não existem as 3f, 5g nem 6h. Apenas existe a subcamada 4f.
PS:orbitais “g” e “h” são orbitais hipotéticos que teriam energias superiores ao orbital f, mas, no nosso planeta, em situações normais, não há átomos com elétrons em orbitais desses tipos.
Resposta
3f; 5g e 6h