(a) Quantos valores do número quântico l são possíveis quando n = 7 ? (b) Quantos valores de m l são permitidos para um elétron na subcamada 6d? (c) Quantos valores de m l são permitidos para um elétron em uma subcamada 3p? (d) Quantas subcamadas existem na camada com n = 4 ?

Passo 1

(a)Para responder isso, precisamos saber quais diferentes tipos de subcamadas encontramos no nível n = 7 , pois cada tipo subcamada é representada por um número diferente, sendo esses números apresentados na tabela:

Agora, pelo diagrama de Pauling, vemos quantos tipos de subcamadas são possíveis para o 7º período:

Olhando para última linha do diagrama, temos que para o 7º período, ou nível 7, temos dois tipos de subcamadas diferentes, sendo elas as subcamadas 7s e 7p, ou seja, 2 números quânticos secundários l diferentes.

Sendo duas subcamadas diferentes, cada uma representada por um número quântico secundário l diferente. Deste modo, vamos ter 2 (dois) diferentes valores para esse número quântico.

Passo 2

(b)O número quântico magnético, m l , indica as diferentes possibilidades de orbitais que o elétron pode ocupar dentro de uma subcamada.

A representação do número quântico magnético para cada subcamada é mostrado na figura abaixo:

Assim, como você pode ver, o número quântico magnético representa em qual “casinha” (orbital) o elétron vai estar ocupando em uma determinada subcamada. E o número máximo de possibilidades de “casinhas” que o elétron pode ocupar é justamente o número de orbitais que existem por tipo de subcamada!

Assim, se um elétron está em uma subcamada 6d, ou qualquer outro nível que suporte o tipo de subcamada nd - ele vai ter 5 (cinco) distintas possibilidades de números quânticos magnéticos m l , sendo esses valores -2, -1, 0, +1 e +2.

Mas somente um desses valores será o valor do elétron, pois ele não pode ter mais de um número quântico magnético m l !

Passo 3

(c)Exatamente por tudo o que foi explicado em (b), um elétron em uma subcamada 3p – ou qualquer outro nível que suporte o tipo de subcamada np – vai ter 3 (três) distintas possibilidades de m l , sendo elas -1, 0 e +1.

Passo 4

(d)Respondemos isso por olhar o diagrama de Pauling no item (a) e vemos que há 4 diferentes tipos de subcamadas no nível 4, sendo elas 4s, 4p, 4d e 4f.

Resposta

(a)Dois valores

(b)Cinco valores

(c)Três valores

(d)Quatro subcamadas

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Escreva a expressão para a função de distribuição radical de um elétron 3p num átomo hidrogenóide e determine o raio mais provável de o elétron ser encontrado.
Calcule a energia cinética média e a energia potencial média de um elétron no estado fundamental do átomo de hidrogênio.
Escreva a expressão para a função de distribuição radial de um elétron 2p num átomo hidrogenóide e determine o raio mais provável de o elétron ser encontrado.
Localize os nós radiais no orbital 4p de um átomo de H onde, na notação da Tabela 10.1, a função de onda radial é proporcional a 20 - 10 p + p 2 .
Mostre derivando que a função de onda radial 2s tem duas extremos na sua amplitude. Localize cada um deles.