Em uma solução em água, o solvente compete efetivamente com os íons brometo pela coordenação dos íons . O íon hexaaquacobre (II) é a espécie predominante em solução. Entretanto, na presença de uma grande quantidade de íons brometo, a solução torna-se violeta-escuro. Essa cor violeta é devida à presença dos íons tetrabromocuprato (II), que são tetraédricos. Esse processo é reversível e, assim, a solução torna-se azul ao ser diluída com água.
- Escreva as fórmulas dos dois complexos do íon de cobre (II) que formam.
- A mudança de cor de azul para violeta por diluição era esperado? Explique seu raciocínio.
Passo 1
Bora começar galeraaa!
Para escrever as fórmulas precisamos olhar para o nome do complexo. O primeiro que citamos aqui é o íon hexaaquacobre (II).
O termo hexa indica que temos seis átomos do ligante aqua, nome dado ao ligante . Por ultimo temos o nome do íon metálico, .
Como o ligante aqua é neutro a carga do complexo será devido ao íon metálico, 2+.
Já sabendo de tudo isso podemos escrever a fórmula, não é?
Basta colocar, entre colchetes, o símbolo do cobre seguido dos ligantes. E elevar a estrutura do complexo a 2+:
Passo 2
Para os íons tetrabromocuprato (II) faremos o mesmo procedimento.
O símbolo tetra significa quatro átomos do ligante bromo, . O íon é o mesmo, né?
Aqui temos uma grande diferença da anterior, o ligante é aniônico então o NOX do complexo será:
Se já sabemos como escrevemos as fórmulas, só precisamos coloca-la aqui!
Já podemos ir pra b!
Passo 3
Aqui nós precisamos relembrar um conceito bem importante: a energia relativa dos ligantes permite controlar a cor de um complexo, certo?
Como os ligantes de campo fraco geram pequenas dispersões, os complexos que eles formam absorvem radiação de baixa energia e comprimento de onda maior. Os comprimentos de onda longos correspondem à luz vermelha e, portanto, esses complexos exibem cores próximas ao verde.
Como os ligantes de campo forte resultam em grandes separações, os complexos que eles formam devem absorver a radiação de alta energia e comprimento de onda menor, correspondendo à extremidade violeta do espectro visível. Portanto, pode-se esperar que esses complexos tenham cores próximas a laranja e amarelo.
Bora dar uma olhadinha aqui:
Como o ânion é um ligante de campo mais fraco do que a água, seu comprimento de onda absorvido será maior do que o outro composto.
Se é assim, a mudança de coloração era esperada!
Essa foi de boa, não concordam?
Resposta
- | ;
- Siiiim!