Uma solução de EDTA foi preparada pela dissolução de aproximadamente 4 g de sal dissódico em aproximadamente 1 L de água. Uma média de 42,35 mL dessa solução foi requerida para titular uma alíquota de 50,00 mL de padrão contendo 0,7682 g de MgCO3 por litro. A titulação de uma amostra de 25,00 mL de água mineral a pH 10 requereu 18,81 mL da solução de EDTA. Uma alíquota de 50,00 mL da água mineral foi fortemente alcalinizada para precipitar o magnésio como Mg(OH)2. A titulação, com um indicador específico para cálcio, requereu 31,54 mL da solução de EDTA. Calcular (a) a concentração molar da solução de EDTA. (b) a concentração de CaCO3 na água mineral (ppm). (c) a concentração de MgCO3 na água mineral (ppm).
Passo 1
Para calcular isso, usaremos uma fórmula que acompanha uma titulação e que expressa que a quantidade de EDTA () que estamos usando para a titulação, é o mesmo que a quantidade de espécies tituladas ().
Como estamos usando concentrações para calcular o volume, podemos escrever:
- Vamos calcular a concentração molar de EDTA usada para titular . Para fazer isso, primeiro precisamos calcular a concentração de em um litro de solução.
- Na primeira titulação da água mineral, tanto e foram titulados
- A concentração de , será calculado a partir da concentração de água mineral que expressamos na parte b) da solução
Agora podemos calcular a concentração de EDTA
Passo 2
Na segunda titulação, foi titulado com EDTA para que possamos calcular sua concentração,
Vamos calcular a quantidade de em 1 mL da solução:
Agora podemos calcular a concentração de em ppm que significa "partes por milhão". Precisamos usar massa em miligramas e volume em litros. Para este, usaremos o volume de 1 mL porque calculamos a quantidade no mesmo.
Passo 3
Novamente, calculamos a quantidade de em 1 mL da solução:
Novamente, a partir da quantidade, podemos calcular a massa de
E, finalmente, calculamos a concentração (em 1 mL de solução) de em ppm: