Suponha que 25,00 mL de uma solução de iodo em água foram titulados com uma solução 0,0250 M de Na2S2O3(aq), usando amido como indicador. A cor azul do complexo iodo-amido desapareceu quando 27,65 mL da solução de tiossulfato foi adicionada. Qual era a concentração molar de I2 na solução original? A reação de titulação é:
Passo 1
Uma questão de titulação simples, em que vamos usar o índice 1 pro titulado (solução de iodo) e índice 2 pro titulante (tiossulfato de sódio). O amido que a questão fala é o indicador do ponto final da titulação. Como a solução a ser titulada contém iodo, ao adicionar amido, forma-se um complexo azul característico. Com a adição contínua da solução titulante de tiossulfato, o iodo vai sendo consumido e, assim, o complexo iodo-amido também. O ponto final da solução é quando não houver mais iodo nenhum pro amido se complexar e a cor azul simplesmente desaparece.
Passo 2
Pela estequiometria da reação é que a gente vai determinar a equação mais importante da titulação: a equação do ponto estequiométrico. A gente vai relacionar o número de mols de tiossulfato com o número de mols de iodo de forma que todo o iodo seja consumido pelo tiossulfato – ou seja, o ponto de equivalência, ou ponto estequiométrico.
A regrinha é: primeiro, escrever
Agora, olhando os coeficientes estequiométricos do I2 e do Na2S2O3 (1 e 2, respectivamente), a gente inverte eles: joga o 1 pro lado do tiossulfato, e o 2 pro lado do iodo na equação acima, e vamos ter:
Essa é a equação do ponto estequiométrico pra essa titulação.
Passo 3
Nossa incógnita vai ser a concentração da solução de iodo, logo, . Então, isolamos e jogamos na equação todos os dados que temos: