O tálio é o mais pesado dos elementos do Grupo 13/III. O alumínio é também um membro desse grupo e sua química é dominada pelo estado de oxidação +3. O tálio, porém, é encontrado mais comumente no estado de oxidação +1. Examine essa diferença, lançando o gráfico da primeira, segunda e terceira energias de ionização dos elementos do grupo 13/III contra os números atômicos (veja o Apêndice 2D ou a Tabela Periódica disponível no site do livro). Explique as tendências observadas.
Passo 1
Na tabela abaixo podemos observar as energias de ionização dos elementos do grupo 13, os dados estão disponíveis no apêndice 2D.
Passo 2
Com os dados da tabela acima podemos gerar um gráfico, podemos fazer isso no próprio excel.
Passo 3
Agora que temos a tabela e gos gráficos podemos observar que a primeira energia de ionização diminui conforme vamos descendo o grupo 13. No caso da segunda e terceira energia, primeiro diminui e depois aumenta, isso ocorre devido conforme vamos descendo o grupo 13.
Isso acontece pois os elementos que tem o aumento estão na chamada concha de valência “p” onde, os primeiros são mais fáceis de serem removidos ou excitados para orbitais superiores do que os posteriores. Por isso, a segunda e a terceira energias diminuem primeiro e aumentam gradualmente à medida que avançamos no grupo 13, as duas valências permanecem emparelhadas e não participam do vínculo.
Os elementos mais pesados desse grupo mostram relutância em existir no estado de oxidação mais alta e preferem existir no estado de oxidação mais baixa, dois a menos de carga que o esperado a partir do número do grupo. essa tendência é chamada de efeito de par inerte. portanto, Al possui apenas +3, enquanto o elemento mais pesado Tl possui +1 e +3.
Resposta
Ei, a resposta está no passo a passo :)