Enunciado
Química - Princípios de Química: Questionando a Vida Moderna e o Meio Ambiente - 5ª Edição - Peter Atkins, Loretta Jones e Leroy Laverman- Ed: 5º - Capítulo 9.1 - Ex. 16
Use o diagrama de fases do Carbono, mostrado a seguir indica as condições extremas necessárias para formar diamantes a partir da grafita. (a) Em 2000 K, qual a pressão mínima necessária para que a grafita se transforme em diamante? (b) Qual é a temperatura mínima na qual o carbono líquido pode existir a pressões abaixo de 10000 atm? (c) Em que pressão a grafita se funde a 3000 K?
Passo 1
Podemos fazer o item a com auxílio de uma régua. Traçar uma reta quando a temperatura for 2000 K. até interceptar a linha entre o diamante e a grafita.
Teremos uma pressão aproximadamente 6 GPa, se traçarmos outra horizontal neste ponto de cruzamento.
Portanto, esta é a pressão mínima que o fenômeno ocorre.
Passo 2
Vamos usar a linha de apoio de 10000 atm. Ele nos pede a temeratura mínima que o crbono líquido pode existir em pressões abaixo dessa pressão. Pelo gráfico, temos aproximadamente esta região:
Esse valor, se aproximarmos com o auxílio de um escalímetro ou régua é de 41250 K.
Passo 3
Em que pressão a grafita se funde a 3000 K?
Primeiro, lembrando que fundir é o fenômeno onde uma substância passa do estado sólido para o líquido. Ou seja, em qual pressão a grafita se transforma em líquido, considerando a temperatura de 3000 K.
Subindo uma reta, acharemos um ponto triplo dessa interceção.
Observamos, que se seguirmos a linha azul, não temos uma interseção dela com a curva dos líquidos, portanto, é termodinamicamente impossível a fusão da grafita na temperatura de 3000 K, independente da pressão.
Resposta
(a) 6 GPa
(b) 41250 K
(c) O fenômeno não ocorre nesta temperatura.