Identifique o elemento que tem o maior raio atômico em cada um dos seguintes pares: (a) vanádio e titânio; (b) prata e ouro; (c) vanádio e tântalo; (d) ródio e irídio.
Passo 1
O raio atômico dos elementos seguem a tendência de aumentarem, no período, da direita para a esquerda, e, nos grupos, de cima para baixo. Assim, o maior átomo da tabela periódica é o frâncio, Fr, e o menor é o Hélio – isso quando na forma atômica elementar, cátions e ânions têm tamanhos variados e geralmente não seguem regras específicas que façam com que possamos prever seus tamanhos.
Isso se aplica aos elementos dos blocos s e p – metais alcalinos e alcalino-terrosos, semi-metais e ametais – e também, em muitos casos, aos elementos dos blocos d e f – metais de transição externa e interna.
Mas, existe um fenômeno chamado contração dos lantanídeos que é a contração do raio atômico da série dos lantanídeos devido a seus orbitais f pouco blindantes da carga nuclear. Os elementos que vêm após os lantanídeos, assim, tem raios menores do que os esperados, mas ainda se diferenciando, mesmo que pouco, devido à carga nuclear efetiva de cada um. Aplicando essa regrinha para esses elementos de cada par, teremos:
(a)Titânio, pois está à esquerda do vanádio.
(b)Era de se esperar que o ouro tivesse maior raio por estar um período abaixo da prata, mas ele se encontra no período em que estão contidos os lantanídeos – 6º período. Assim, ele tem um raio menor do que se espera, porém não menor do que o da prata. No fim, são raios de tamanho muito próximos.
(c)Tântalo, por estar dois períodos abaixo do vanádio.
(d)Irídio, pois está um período abaixo do ródio.
Resposta
(a)Titânio
(b)Tamanhos muito próximos
(c)Tântalo
(d)Irídio