Enunciado
Química - Princípios de Química: Questionando a Vida Moderna e o Meio Ambiente - 5ª Edição - Peter Atkins, Loretta Jones e Leroy Laverman- Ed: 5º - Capítulo 10.1 - Ex. 26
Use as reações abaixo para determinar o valor de K em 500 K da reação 2 NH3(g) + 2 Br2(g) → N2(g) + 6 HBr(g).
N2(g) + 3 H2(g) → 2 NH3(g)
H2(g) + Br2(g) → 2 HBr(g)
Passo 1
Precisamos somar as duas equações químicas, fazendo nelas os ajustes necessários de forma que resultemos na reação que o problema nos pede calcular a constante de equilíbrio. Aqui, vamos precisar inverter a primeira reação e elevar a segunda a um fator de 3 (ao cubo). Observe como elas ficam alteradas e também os valores de suas constantes:
Feito isso, agora somamos as duas – e multiplicamos os valores das constantes, não esqueça!
Passo 2
Fazendo as contas em uma calculadora científica (vai te ajudar), você vai obter:
Resposta
Exercícios de Livros Relacionados
Os produtos de solubilidade de uma série de iodetos sãoListe esses quatro compostos em ordem decrescente de sua solubilidade molar emágua.
Gere a expressão do produto de solubilidade para(a) C u I .(b) P b C l F .(c) P b I 2 .(d) B i I 3 .(e) M g N H 4 P O 4 .
Escreva as expressões das constantes de equilíbrio e obtenha os valores numéricos para cada constante paraa dissociação básica do N a C N .
Calcule a constante do produto de solubilidade para cada uma das seguintes substâncias, dadas as concentrações molares de suas soluções saturadas: C u S e O 3 ( 1,42 ∙ 10 - 4m o lL - 1 ). P b ( I O 3
Os produtos de solubilidade de uma série de iodetos sãoListe esses quatro compostos em ordem decrescente de sua solubilidade molar em N a I0,10m o lL - 1 .