Um elemento radioativo emite 3 partículas conforme mostrado no esquema abaixo:
Após passar por um campo eletromagnético as partículas seguem caminhos diferentes. Observando o esquema, explique por que ocorreu o deslocamento de duas partículas () e uma () manteve sua trajetória.
Passo 1
A partícula contém 2 nêutrons e 2 prótons, e pode ser escrita como . Essa partícula tem carga positiva, já que ela não tem nenhum elétron para equilibrar as cargas positivas dos prótons. Assim, se passarmos essa partícula por uma placa eletricamente carregada, ela vai ser atraída pela placa eletricamente negativa (simplesmente pela força de atração de cargas opostas). Por isso essa partícula é desviada no sentido da placa (-).
Já a partícula pode ser escrita como o equivalente a um elétron. Essa partícula, portanto, é carregada negativamente e pelo mesmo princípio da partícula alfa, vai ser atraída para a placa carregada positivamente. Assim, ela vai desviar no sentido da placa (+). Ela é mais desviada que a partícula porque ela tem massa 0 (enquanto a alfa tem massa 4), ou seja, ela é mais leve e, consequentemente, mais fácil de ser puxada pela força de atração!!
Por fim, a partícula gama é como se fosse um fóton: ela tem massa 0 e carga 0 (), e, portanto, ela não é afetada pelas placas carregadas eletricamente e mantém sua trajetória.
Resposta
Ei, a resposta está no passo a passo :)