Exercícios Resolvidos de Substâncias e misturas

Ver Teoria

Enunciado

Em 1996, o prêmio Nobel de Química foi concedido aos cientistas que descobriram uma molécula com a forma de uma bola de futebol, denominada fulereno ( C 60 ). Além dessa substância, o grafite e o diamante também são constituídos de carbono. Os modelos moleculares dessas substâncias encontram-se representados abaixo.

A respeito dessas substâncias, é correto afirmar:

a) O grafite e o diamante apresentam propriedades físicas idênticas.

b) O fulereno, o grafite e o diamante são substâncias compostas.

c) O fulereno, o grafite e o diamante são alótropos.

d) O fulereno é uma mistura homogênea de átomos de carbono.

Passo 1

A gente já sabe que todos eles são alótropos, já que a alotropia é o fenômeno pelo qual um mesmo elemento químico (nesse caso, o carbono) pode formar moléculas diferentes.

Ou seja, a resposta certa é a C. Mas vamos ver porque as outras estão erradas!

a) O grafite e o carbono não apresentam propriedades físicas idênticas, apesar de serem feitos de carbono. O grafite tem ponto de fusão e ebulição diferentes do diamante, a gente não consegue riscar o papel com um diamante, e é só a gente olhar o preço de cada um deles que a gente pode ver que eles são beeeem diferentes ahahha

b) Essas substâncias não são compostas porque são formadas por um só tipo de elemento químico – o carbono.

d) O fulereno não é uma mistura, é uma substância pura, já que é formada só de um tipo de substância simples: o carbono.

Resposta

Letra C.

Exercícios de Livros Relacionados

G.1 Diga se cada umas das declarações seguintes é verdadeira ou falsa. Se falsa, diga o que está errado: (a) Os componentes de um composto podem ser separados uns dos outros por métodos físicos. (b) A
19. Use o Apêndice 2B para determinar se uma solução ácida de dicromato de sódio pode oxidar (a) íons brometo a bromo e (b) íons prata(I) a íons prata(II) em condições padrão.
20. Use o Apêndice 2B para determinar se uma solução ácida de permanganato de potássio pode oxidar (a) íons cloreto a cloro e (b) metal mercúrio a íons mercúrio(I) em condições padrão.