Soluções e Misturas
Resumo
Fala aí! Bora começar a aprender sobre Soluções e Misturas?
Antes da gente entrar na definição propriamente dita do que são soluções e misturas, vamos começar com alguns conceitos mais iniciais que vão ajudar a entender melhor depois, beleza?
Primeiro de tudo e bom a gente entender o que são substâncias. Falar em substância é o mesmo que falar em matéria. Ou seja, são átomos e íons, organizados de diferentes formas e interagindo de diferentes maneiras.
Podemos separar as substâncias em substâncias simples e compostas, como mostra a imagem abaixo:
Agora que entendemos o que são substâncias podemos entrar no conceito de misturas.
As misturas são uma junção de duas ou mais substâncias, sejam elas simples ou compostas. Por exemplo, o ar que respiramos é uma mistura de
Essas misturas podem ser classificadas em homogêneas e heterogêneas. A heterogêneas são aquelas em que as substâncias presentes não se misturam, formando duas ou mais fases. E as homogêneas são aquelas que as substâncias se misturam tão bem que a gente vê uma única fase, parece até que tem uma única substância ali.
Agora podemos definir o que são soluções. As soluções nada mais são que misturas homogêneas 😱!! Tranquilo assim.
Mas, quando falamos em soluções nós chamamos o componente da mistura que está em maior quantidade de solvente e o componente que está em menor quantidade de soluto.
Bem tranquilo esses conceitos, não é? Mas o conteúdo completo sobre soluções e misturas é um pouco mais abrangente, isso aqui foi só uma introdução para você começar a entender e pegar o ritmo.
Se quiser ver essa introdução com uma vídeo aula é só conferir aqui 👇🏽:
E agora confere o nosso Raio-X aqui em seguida, onde todo o conteúdo de soluções e misturas está organizado para você estudar e arrasar na prova!