Enunciado

15 Uma bateria de automóvel opera a 12 V e é carregada durante 3 horas com uma corrente de 6 A. Qual é a energia acumulada na bateria durante esta operação?

Passo 1

Bem... vamos lá... Nessa questão a gente precisaria lembrar que potência elétrica a gente calcula pela equação: (ou o tratudor esqueceu de colocar no enunciado, porque na versão em inglês tem =X )

W ˙ = V i

Onde V é a voltagem (12 V) e i é a corrente.

Daí é só a gente usar a equação pra trabalho:

W = W ˙ Δ t

Ahhhh... e não esqueça de tomar cuidado com as unidades

Passo 2

Então vamos lá... agora é só juntar as duas equações que mostramos no passo 1 e calcular:

W = V i Δ t

Antes de substituir vamos passar a variação de tempo pra segundos:

Δ t = 3 × 3600

Δ t = 10   800   s

E agora vamos achar o trabalho, que vai ser energia acumulada durante esse tempo:

W = 12 × 6 × 10   800

W = 777   600   J

W = 777,6   k J

Resposta

W = 777,6   k J

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Um pistão de massa igual a 2 kg é baixado 0,5 m no campo gravitacional padrão. Determine a força requerida e o trabalho envolvido no processo.
O pistão de um cilindro hidráulico tem área de seção transversal igual a 25c m 2 e a pressão do fluido é igual a 2M P a . Se o pistão for movimentado de 0,25 m, quanto trabalho será realizado?
Um elevador levanta uma caçamba de areia de 100 kg a 10 metros em 1 minuto. Determine o trabalho total realizado nesse processo.
Uma mola linear, com relação constitutiva F = k s ∙ ( x - x 0 ) e constante k s = 500N / m , é distendida até que a deformação iguale 100 mm. Determine a força requerida e o trabalho envolvido no proc
Uma mola não-linear apresenta relação constitutiva F = k n s ∙ x - x 0 n . Determine o trabalho necessário para uma deformação de x 1 metros a partir da posição em que a mola está relaxada.