Água a 70 kPa e 100 °C é comprimida isentropicamente em um sistema fechado até 4 MPa. O sistema está mostrado na Figura 1. Determine a temperatura final da água e o trabalho necessário (em kJ/kg) para essa compressão.

Figura 1: Sistema fechado, que sofre compressão isentrópica

Passo 1

Entendendo o problema:

O processo do problema 52 consiste em comprimir água no estado de vapor sobreaquecido a 100°C com 70 kPa de pressão, até um estado de pressão de 4000 kPa. O problema pede a temperatura do estado final e o trabalho requerido para realizar a compressão do vapor.

Passo 2

Coletando dados:

Estado inicial:

consultando a tabela A-6 do livro, temos os seguintes valores de entropia e energia interna específicas, correspondentes a esse estado de pressão e temperatura:

Estado final ( Após a compressão):

consultando a tabela A-6 do livro, temos os seguintes valores de temperatura e energia interna específicas, correspondentes a esse estado de pressão e entropia:

  • T_( Temperatura do estado final )

Passo 3

Calculando o trabalho por unidade de massa requerido para a compressão:

Pela primeira lei da termodinâmica, para um processo em que a transferência de calor é nula (uma vez que o processo é isentrópico), temos que o trabalho requerido é igual à variação de energia interna do estado inicial para o final. Assim:

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Vapor saturado entra em um bocal adiabático que opera em regime permanente com baixa velocidade de entrada a 6 Mpa, expandindo-se até 1,2 MPa.(a) Considerando uma situação em que a velocidade de saída
Uma panela a vapor rígida de 20 L está equipada com uma válvula de alívio de pressão ajustada para liberar vapor e manter a pressão assim que a pressão dentro da panela atingir 150 kPa. Inicialmente,
Calcule a transferência de calor, em Btu/lbm, para o processo reversível 1-3, mostrado na Figura 1.Figura 1: Diagrama Temperatura x Entropia para o processo passando pelos estados 1,2 e 3
Calcule a transferência de calor, em kJ/Kg, para o processo reversível de escoamento em regime permanente 1-3 mostrado na Figura 1Figura 2: Diagrama Temperatura x Entropia para o processo passando pel
Uma quantidade de 0,5 kg de R-134a é expandida isentropicamente a partir de 600 kPa e 30 °C até 140 kPa. Determine a transferência total de calor e a produção de trabalho para essa expansão.