Um bloco de ferro de 50 kg e um bloco de cobre de 20 kg, ambos inicialmente a 80 °C, são jogados em um lago grande que está a 15 °C. O equilíbrio térmico é estabelecido após algum tempo devido à transferência de calor entre os blocos e a água do lago. Determine a variação total de entropia desse processo.

Passo 1

Entendendo o problema:

O problema trata da transferência de calor de um bloco de cobre e um bloco de ferro, ambos inicialmente a 80°C = 353K, para a água de um lago no qual estes são imersos. Tanto a água como os blocos são substâncias incompressíveis. A temperatura de de equilíbrio é a temperatura da água do lago. O problema pede a variação total de entropia para este processo.

Primeiramente é preciso levar em consideração que o lago possui dimensões muito maiores que as dos blocos e, por isso, sua temperatura não será afetada. Os blocos cedem calor à água do lago e entram em equilíbrio térmico quando atingem a temperatura da água do lago, dada no enunciado como 15°C = 298K. Os valores de calor específico para o cobre e o ferro são dados pela Tabela A-3 do livro:

  • cobre:
  • Ferro :

O problema então pede a variação de entropia total, que nada mais é do que soma da variação de entropia de cada um dos blocos e também da água do lago. De posse dos valores de calor específico dos materiais, além da temperatura inicial dos blocos, suas massas, e a temperatura de equilíbrio, calcula-se a variação da entropia de cada um dos blocos:

Para substâncias líquidos e sólidos, em que não há variação considerável de volume e por isso , a variação de entropia pode ser expressa por

(1)

Que integrada da temperatura inicial até a temperatura de equilíbrio torna-se:

(2)

Dessa forma, usando (4), os dados do enunciado e a temperatura de equilíbrio, as variações de entropia para o bloco de cobre e o de ferro são:

Passo 2

Calculando o calor fornecido à água e sua variação de entropia:

O calor que a água recebe provém da variação de energia interna dos dois blocos, que liberam calor ao reduzir sua temperatura da temperatura inicial para a temperatura de equilíbrio. O balanço de energia é escrito como:

Assim, a variação de entropia da água pode ser calculada como a razão entre o calor que lhe é fornecido, e sua temperatura (a qual não muda durante o processo). Assim:

Passo 3

Determinando a variação total de entropia:

Resposta

Variação de total entropia do processo:

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

102. Um gás ideal a 100k P a e 15° C entra em um compressor em regime permanente. O gás é comprimido até 600k P a , e 10 % da massa que entrou no compressor são removidos para alguma outra finalidade.
Um inventor afirma ter inventado um dispositivo adiabático com escoamento em regime permanente com uma única entrada e saída que produz 100 k W ao expandir 1 k g / s de ar – inicialmente a 900 k P a e
Sugere-se que o ar a 100k P a e 25° C pode ser resfriado quando comprimido adiabaticamente em um sistema fechado até 1.000k P a , e em seguida novamente expandido adiabaticamente para 100k P a . Isso
O oxigênio do Prob. 16 – 35 é substituído por ar. Compare a transferência total de calor necessária (em k J / k g ) para aquecer esse ar da mesma maneira, (a) desprezando e (b) incluindo a dissociação
Ar (composto por 79 % de N 2 e 21 % de O 2 ) é aquecido a 2.000K a uma pressão constante de 2a t m . Considerando que a mistura de equilíbrio consiste em N 2 , O 2 e N O , determine a composição de eq