Água quente e vapor geotérmicos podem ser utilizados na geração de energia elétrica. Esta operação viola a segunda lei da termodinâmica?
Passo 1
Fala galera, tudo bom?
O nosso enunciado está pergunto se o processo de geração de energia elétrica por meio do calor geotérmico viola a segunda lei da termodinâmica.
Seguindo o enunciado de Kelvin – Planck, você pode encontrar na página 182.
Este enunciado estabelece que: é impossível construir um motor térmico que sua operação receba uma determinada quantidade de calor de um corpo a alta temperatura (centro da terra) e produza uma igual quantidade de trabalho(nossa produção de energia elétrica).
A única alternativa é que alguma quantidade de calor deve ser transferida do fluido de trabalho de baixa temperatura(água que utilizamos para a rotação das turbinas).
Passo 2
Não violamos, pois, ao utilizarmos a temperatura do centro da terra como fonte de calor, no momento em que o fluido de trabalho é aquecido pela terra, chega às pás da turbina, para gerar energia elétrica, existe perda de calor sobe esta transferência do centro da terra para o fluido de trabalho. Respeitando a segunda lei da termodinâmica.
Nós precisamos despejar o calor que sobrou do processo na forma de água ou vapor para algum reservatório como o oceano, atmosfera ou lago e isso configura outro reservatório de energia.
Resposta
A resposta se encontra no passo 2.