Enunciado

A altura da coluna de mercúrio num barômetro é 725   m m . A temperatura é tal que a massa específica do mercúrio vale 13550   k g / m 3 . Calcule a pressão no ambiente.

Passo 1

Oi pessoal, tudo certo? Vamos analisar essa questão!

Nesta questão vemos o principio de funcionamento de um termômetro ou um barômetro. Neste mecanismo a massa específica do mercúrio muda de acordo com a temperatura e a pressão aumentando ou diminuindo a coluna de mercúrio a partir da variação destes parâmetros.

Essa unidade de medida de pressão é chamada de m i l í m e t r o   d e   m e r c ú r i o , e é usada rotineiramente na medicina por exemplo.

Então, a pressão indicada pela coluna de mercúrio já é a pressão do ambiente. E já sabemos qual equação utilizar para encontrar a pressão gerada por uma coluna de um fluido:

P = ρ g h

Passo 2

Portanto, temos que:

P = 13550   k g / m 3 ⋅ 9,81   m / s 2 ⋅ 725 ⋅ 10 - 3   m

P = 96370,98   P a

Ou:

P = 96,37   k P a

Resposta

P = 96,37   k P a

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

A pressão a saída de um compressor de ar e de 150p s i a . Como essa pressão seria expressa em k P a ?
Expresse a lei de Pascal e de um exemplo pratico para ela.
Determine a pressao atmosferica em um local onde a leitura barometrica e de 750   m m   H g . Considere a densidade do mercúrio como 13.600 k g / m 3 .
A pressão de vácuo de um condensador e 80k P a . Se a pressão atmosférica e 98k P a , qual e a pressão manométrica e a pressão absoluta em k P a ,k N / m 2 , l b f / p e 2 , p s i , em mH g ?
Alguém diz que a pressão absoluta de um liquida de densidade constante dobra quando a profundidade dobra. Você concorda com essa afirmação? Explique.