A análise volumétrica de uma mistura de gases indica de oxigênio, de nitrogênio, 10% de dióxido de carbono e 20% de metano. Essa mistura escoa por um tubo de de diâmetro a e com uma velocidade de. Determine as vazões volumétrica e mássica dessa mistura, tratando-a como uma mistura de gás ideal, utilizando um fator de compressibilidade com base na lei de Amagat dos volumes aditivos e utilizando pressão e temperatura pseudocríticas de Kay.
Passo 1
Em alguns momentos utilizaremos as tabelas do final do livro!
Letra (a)
Mas uma vez vamos considerar uma amostra de e manter as proporções:
As massas individuais serão obtidas com:
A massa total será a soma de tudo:
Com isso, podemos calcular o peso molecular aparente da mistura, , considerando a nossa amostra:
A gora podemos calcular a constante aparente para a mistura:
Assim o volume especifico será:
Já sabemos que o volume de vazão (vazão volumétrica)será:
Finalmente, dividindo o volume da vazão pelo volume especifico, obtemos a vazão mássica:
Passo 2
Letra (b)
Vamos usar as grandezas críticas, é algo que explicamos mais detalhados em questões anteriores, então vamos ser mais diretos agr. Lembre-se de olhar as tabelas e gráficos do final do livro! Estamos atrás do fator de compressibilidade .
Assim para mistura, o fator dom compressibilidade total pode ser achado usando tb as frações molares, considerando a nossa amostra de 100kmol, distribuída pela porcentagem:
Assim, o volume especifico será:
Já calculamos o (Vazão volumétrica, ou volume de vazão) ,na letra a, msm usando outra técnica agora, a fórmula será a igual, logo:
Assim a vazão mássica será:
Passo 3
Letra c
Unitizaremos as grandezas críticas para a mistura de , encontramos elas com o auxílio das frações molares para nossa amostra de , usando a regra de Kay:
Então:
Analogamente como na letra b:
Então:
Aleluiaaa!!
Resposta
Letra a
Letra b
Letra c