Enunciado

Um arranjo pistão-cilindro contém 5 kg de vapor de água a 100 °C com título de 50%. O vapor de água passa pelos dois seguintes processos:

1-2 Calor é transferido para o vapor de água de modo reversível, enquanto a temperatura é mantida constante até que o vapor de água se torne vapor saturado.

2-3 O vapor de água se expande em um processo adiabático e reversível até que a pressão atinja 15 kPa

(a) Trace a curva do processo em um diagrama T-s contendo as linhas de saturação

(b) Determine o calor fornecido ao vapor (em kJ) no processo 1-2.

(c) Determine o trabalho realizado pelo vapor (em kJ) no processo 2-3.

Passo 1

Entendendo o problema:

O problema consiste de um processo de duas etapas, aplicado a um sistema que inicialmente contém água sob a forma de uma mistura líquido-vapor com título de 50%, ou seja, metade da massa é líquido e metade é vapor.

Durante a primeira etapa, do estado 1 até o 2, ocorre transferência de calor para o sistema, mantendo a temperatura constante, ou seja, é um processo isotérmico. Ao fim deste processo, o sistema se encontra na forma de vapor saturado.

Durante a segunda etapa, do estado 2 até o 3, ocorre expansão do sistema de maneira adiabática, ou seja, sem transferência de calor. Como o gás se expande, o sistema volta a passar de vapor saturado para uma mistura vapor-líquido.

O diagrama temperatura x entropia demandado no item A é mostrado na Figura 1. Observe que o sistema se inicia na região de mistura líquido-vapor, ponto 1, chega ao ponto 2 no limite de vapor saturado, através de uma linha horizontal que marca a transferência isotérmica, e chega ao ponto 3 através da expansão adiabática de maneira isentrópica, ou seja, com conservação da entropia. No estado 3 o sistema volta a ser constituído por uma mistura líquido-vapor.

Figura 1: Diagrama Temperatura x Entropia para o sistema, ilustrando as duas etapas pelas quais o sistema é submetido

O problema também possui as seguintes condições:

  • Ambos os processos são reversíveis
  • As transferências de energia potencial e cinética são desprezíveis
  • O sistema é fechado, não havendo troca de massa com o meio externo

Passo 2

Coletando dados:

Os dados de entropia, entalpia e energia interna para os estados 1,2 e 3 são obtidos consultando as tabelas A-4.A-5 e A-6 contidas no apêndice do livro

Estado 1:

  • ( No estado inicial, o título da mistura líquido-vapor é 50%)
  • Pelas tabelas:

    • Estado 2:

    • (Estado de vapor saturado, não há fase líquida)

    Pelas tabelas:

Estado 3:

  • (Etapa 2-3 isentrópica)

Pelas Tabelas:

Passo 3

Calculando o calor fornecido na etapa 1-2 e o trabalho realizado na etapa 2-3 (itens B e C)

  • Etapa 1-2: Uma vez que o sistema é fechado, o processo é isotérmico e não há troca de energia sob a forma de trabalho, o balanço de energia da primeira lei da termodinâmica se reduz a:
  • Etapa 2-3: Uma vez que o sistema é fechado e o processo é adiabático (transferência de calor nula), o balanço de energia da primeira lei da termodinâmica se reduz a:

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Um conjunto cilindro-pistão contém 2k g de água líquida a 20 ° C e 100k P a , e é então aquecido até 300 ° C por uma fonte a 500 ° C . Uma pressão de 1000k P a é necessária para levantar o pistão dos
Dois tanques, contendo vapor, estão conectados a um conjunto cilindro-pistão, conforme mostrado na Fig. P8.52. Inicialmente, o pistão está no fundo do cilindro e a massa do pistão é tal que uma pressã
Um arranjo cilindro-pistão isolado termicamente tem um volume interno inicial de 0,15m 3 e contém vapor a 400k P a e 200 ° C . O vapor é expandido em um processo adiabático e o trabalho produzido, med
Um conjunto cilindro-pistão contém 2k g de água a 200 ° C e 10M P a . O pistão é movimentado lentamente para expandir a água em um processo isotérmico até a pressão de 200k P a . Transferência de calo
Água a 1000k P a e 250 ° C é levada ao estado de vapor saturado através de um processo adiabático em um conjunto cilindro-pistão. Determine a temperatura final, T , e o trabalho por unidade de massa.