Um automóvel percorre uma estrada num dia de inverno em que a temperatura ambiente é de - 15   ° C . A temperatura externa do para-brisa frontal é mantida a 2   ° C pelo sopro de ar quente na superfície interna do para-brisa. Admitindo que a área do para-brisa é de 0,5   m 2 e que o coeficiente de transferência de calor por convenção na superfície externa do para-brisa é de 250   W / m 2 K , determine a taxa de transferência de calor para o ambiente externo através do para-brisa.

Passo 1

Vamos lá, pessoal! Nós temos um problema de transferência de calor por convecção. O enunciado nos dá a temperatura externa T e = 2   ° C , a temperatura ambiente T a m b = - 15   ° C , a área da superfície de A = 0,5   m 2 e o coeficiente de transferência de calor por convecção h = 250   W / m 2 K .

Nós precisamos determinar a taxa de transferência de calor para o ambiente externo Q ˙ . Para isso, vamos usar a equação:

Q ˙ c o n v e c ç ã o = h A ∆ T = h A T e - T a m b

Então basta substituir os valores que o enunciado nos deu:

Q ˙ c o n v e c ç ã o = 250   W / m 2 K 0,5   m 2 2   ° C - ( - 15   ° C )

Q ˙ c o n v e c ç ã o = 2125   W

Resposta

Q ˙ c o n v e c ç ã o = 2125   W

Exercícios de Livros Relacionados

A temperatura e a emissividade da superfície externa de uma parede de uma casa são, respectivamente, 30° C e ε = 0,7 . A temperatura do ar ambiente em torno dessa parede é de 15° C com emissividade mé
Uma bateria bem isolada termicamente, está sendo carregada com tensão de 12,3V a uma corrente de 6A . Considerando a bateria como uma massa de controle, determine a taxa instantânea de trabalho e o tr
Admita que o processo no Problema 4.37 ocorra com uma taxa constante de variação de volume durante 2m i n . Mostre a potência (taxa de trabalho) como função do tempo.
Um elevador de caçamba eleva uma carga de 100k g a 10m e t r o s em 1m i n u t o , a velocidade constante. Determine a taxa de trabalho no processo.