Uma certa quantidade de refrigerante-134a a 600 kPa e 150 °C está contida em um arranjo pistão-cilindro com mola a um volume inicial de 0,3 . O refrigerante é então resfriado até a temperatura de -30 °C e volume de 0,1 . Determine o calor transferido e o trabalho produzido pelo refrigerante durante esse processo.
Passo 1
Vamos buscar nas tabelas de vapor do R-134a as suas propriedades. Buscando nas tabelas encontramos que suas propriedades iniciais se referem a um vapor superaquecido, assim:
Daí, conseguimos encontrar a massa do R-134a dentro do sistema, note que:
A massa permanece constante dentro do arranjo, pois consideramos que ele está bem vedado, assim, conseguimos encontrar o volume específico do R-134a no final do processo,
Observando na tabela, nesse volume específico e na temperatura de -30°C teremos uma mistura líquido-vapor em uma pressão de , daí, vamos encontrar o título dessa mistura para podermos encontrar a energia interna do R-134a no final do processo, então, temos:
Assim,
Passo 2
Vamos plotar o diagrama para entender melhor o processo, então:
Note que houve a passagem do vapor superaquecido para uma mistura líquido-vapor. Temos que o trabalho pode ser dado como a área abaixo da curva do diagrama , assim, teremos:
Passo 3
Temos que o balanço de energia para um sistema fechado pode ser dado por:
Considerando o arranjo como sistema poderemos desprezar a variação das energias cinética e potencial, assim:
O calor tem o sinal negativo pelo referencial adotado, o sinal se refere ao calor saindo do R-134a, já que ele foi resfriado.
Resposta
Ei, a resposta está no passo a passo :)