Desenvolva uma expressão para a relação entre a temperatura e a pressão, num processo isoentrópico, que inclua apenas o comportamento p - v - T e o calor específico a pressão constante da substância.

Passo 1

FALA AÍ GALERINHA, nossa, são muitos comportamentos, que nada, que nada, isso aqui a gente tira de letra, como diria o filósofo KLEBER (estudante, que resolvia questão em um nível rápido): “não há questão longa o suficiente que o faça tomar um dia do seu tempo”, bem, sabemos que ele estava errado KKKK, porém se você usar o responde aí, é tiro e queda, enfim, essa questão é bem simples, basta seguirmos o desenvolvimento para a equação 13.32, utilizaremos as equações 13.23 e 13.27 para essa resolução:

∂ T ∂ P s = ∂ s ∂ P T ∂ s ∂ T P

∂ T ∂ P s = - ∂ v ∂ T P - C p T

∂ T ∂ P s = T C P ∂ v ∂ T P

PRONTINHO, QUERIDOS, Tudo feio com sucesso, até a próxima!

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Um conjunto cilindro-pistão apresenta volume igual a 10l i t r o s e contém metanol líquido a 20 ° C e 100k P a . O pistão é, então, movimentado e comprime o metanol, num processo isotérmico, até que
O que você pode afirmar sobre as inclinações das curvas referentes a processos com v constante e com p constante no diagrama T - s ? Utilize as equações 13.23 e 13.24 e a relação c pc v para responder
Considere um gás perfeito como fluido de trabalho. Avalie as variações de energia interna, entalpia e entropia num processo isotérmico. Compare seus resultados com os apresentados nos capítulos 5 e 8.
Determine, a partir das tabelas de vapor, a expansividade volumétrica, α p , e a compressibilidade isotérmica, β T , para a água a 20 ° C e 5M P a e também para 300 ° C e 15M P a .
Considere um gás perfeito. Determine as expressões para a expansividade volumétrica, compressibilidade isotérmica e compressibilidade adiabática para este gás.