Gás etano (C2H6) é completamente queimado com ar em um processo em regime permanente à pressão constante de 100kPa, de acordo com a equação de reação química:

(a) Encontre a temperatura de orvalho dos gases do produto, em °C.

(b) Considerando que a temperatura do produto é de 100 °C, qual é o volume específico do oxigênio nos gases do produto, em

m 3 /kg?

(c) Determine o poder calorífico inferior do gás etano a 298 K, em kJ/kmol.

(d) Determine a massa molar média dos gases do produto, em kg/kmol.

(e) Determine o calor específico molar médio dos gases do produto a uma pressão constante, em kJ/kmol·K.

(f) Determine a razão ar/combustível.

(g) Considerando que o fluxo molar de combustível é de 0,1 kmol/min, calcule a vazão mássica de água nos gases do produto, em kg/min.

Passo 1

Entendendo o problema:

Etano sofre combustão completa em presença de ar, à pressão constante e conhecida. A equação de combustão é dada na forma balanceada, com todos os coeficientes determinados. Uma série de parâmetros são demandados no problema. Uma condição assumida para o problema é que a água presente nos produtos está na fase de vapor.

item (a): A pressão parcial do vapor d’água é dada por:

A temperatura de orvalho dos gases dos produtos é a temperatura de saturação da água no ponto de pressão calculado acima. Consultando a Tabela A-5 do livro, temos que para este valor de pressão, .

item (b): A pressão parcial de oxigênio é calculada, observando os coeficientes da equação de combustão:

Assumindo um comportamento de gás ideal, o volume específico do oxigênio é:

Passo 2

item (c): A equação de combustão com composições estequiométricas é dada por

Reagentes e produtos são considerados como estando no estado padrão (25°C 1atm). O calor transferido nesse processo é igual a entalpia de combustão, que é a variação entre a entalpia dos produtos e a dos reagentes. são substâncias puras, e sua entalpia de formação é zero. Temos o seguinte equacionamento:

A entalpia de combustão ser negativa tem o sentido físico previsto, uma vez que a reação de combustão é exotérmica, ou seja, ocorre a liberação de energia. O poder calorífico do gás possui a magnitude da entalpia de combustão, porém positivo. Assim, o poder calorífico é

item (d): A massa molar média do gases do produto é determinada pela média ponderada das massas molares dos gases que constituem o produto, sendo a ponderação realizada pelo número de mols. Assim:

item (e): Da mesma forma, o calor específico médio, à pressão constante, é determinado pela média ponderada dos calores específicos dos constituintes do produto. Assim:

Passo 3

item (f):

A razão ar-combustível é dada como:

item (g): Considerando que o fluxo molar de combustível é de 0,1 kmol/min, a taxa mássica de água nos gases do produto é determinada como:

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Uma amostra de 1 g de determinado combustível é queimada em um calorímetro que contém 2 kg de água na presença de 100 g de ar na câmara de reação. Considerando que a temperaturase eleva em 2,5 °C quan
33. A variação do calor específico c p com a pressão, em certa temperatura, pode ser determinada apenas com o conhecimento dos dados P - v - T ?
35. Calcule a expansividade volumétrica β e a compressibilidade isotérmica α do refrigerante- 134 a a 200k P a e 30° C .
37. Determine a mudança na entalpia do ar em k J / k g , considerando que ele é submetido a uma mudança de estado de 100k P a e 20° C para 600k P a e 300° C . Utilize a equação de estado P ( v-a )=R T
O conceito de calor específico (ou a volume constante ou a pressão constante) tem algum significado para as substâncias que são submetidas a uma mudança de fase? Por quê?