Enunciado
Termodinâmica - Termodinamica,Teoria Cinética e Termodinâmica Estatística, Sears e Salinger- Ed: 3º - Capítulo 4.Problemas - Ex. 31
a- Mostre que, para máquinas de Carnot operando entre os mesmos reservatórios aalta temperatura e diferentes reservatórios a baixa temperatura, a máquina que opera entre amaior diferença de temperaturas tem o maior rendimento.
b- Qual o modo mais eficiente de aumentar o rendimento de uma máquina de Carnot: aumentar a temperatura do reservatório mais quente mantendo a temperatura do reservatório mais frio constante, ou vice-versa?
c- Repita as partes (a) e (b) para achar o coeficiente de desempenho ótimo para um refrigerador de Carnot.
Passo 1
Pessoal, vamos lá...
Apesar de ser uma questão teórica, conseguiremos resolver as letras a e b, analisando a seguinte equação:
Onde, T2 é a temperatura da fonte quente e T1 é a temperatura da fonte fria.
A letra c é sobre o coeficiente de desempenho ótimo para um refrigerador de Carnot. Mas, vamos por partes...
Passo 2
a- Aqui é pedido que mostremos que o reservatório que opera a altas temperaturas, tendo maior diferença entre as temperaturas, tem maior rendimento que o reservatório que opera a baixas temperaturas, com uma menor diferença de temperatura.
Bom, observando a equação acima, observamos que o numerador do lado direito é diretamente proporcional ao rendimento, η.
Como o numerador é a diferença entre a fonte quente e a fonte fria, quanto maior for essa diferença, maior será o rendimento da máquina.
Consequentemente, a máquina que possui maior diferença de temperatura entre a fonte quente e fonte fria terá o maior rendimento.
Tranquilo, né?!
Passo 3
b- Aqui também utilizaremos a mesma equação!
E, pelo que já foi falado na letra a...
Vemos que o rendimento será maior, quanto maior for a diferença de temperatura entre a fonte quente e a fonte fria da máquina, já que eles são diretamente proporcionais.
Logo, se aumentarmos a temperatura da fonte mais quente, T2 e mantermos constante T1, aumentaremos a diferença de temperatura entre elas, aumentando o rendimento da máquina de Carnot.
Só para ficar bem esclarecido...
Se fosse ao contrário, aumentássemos a temperatura da fonte mais fria, T1 e mantivéssemos a temperatura da fonte quente constante, T2, a diferença de temperatura entre elas ficaria cada vez menor, diminuindo, assim, o rendimento da máquina.
Passo 4
c- Nesse item é pedido para fazermos a mesma análise, mas agora para achar o coeficiente de desempenho ótimo para um refrigerador de Carnot.
Então, vamos lá...
O coeficiente de desempenho ótimo para um refrigerador de Carnot é dado por:
Onde T1 é o calor da fonte quente e T2 é o calor da fonte fria.
Mas, antes de ir para a resposta, vale lembrar...
No refrigerador, o calor sai da fonte fria e é rejeitado para fonte quente e o trabalho é sempre de fora da vizinhança para o sistema.
Agora sim...
Bom, pela fórmula e fazendo o mesmo raciocínio das letras a e b, vemos que o coeficiente de desempenho é inversamente proporcional à diferença entre a temperatura da fonte fria e a temperatura da fonte quente.
Então, quanto menor for a diferença entre a fonte fria e a fonte quente, maior será o coeficiente.
Consequentemente, aumentar a temperatura da fonte fria e fazer com que a temperatura da fonte quente permaneça constante fará com que essa diferença diminua, aumentando o coeficiente de desempenho do refrigerador de Carnot.
Resposta
Ei, a resposta está no passo a passo :)