Uma transferência de calor só ocorre quando existe uma diferença de temperatura. Quais são as implicações desta afirmação sobe o comportamento dos motores térmicos reais? O mesmo ocorre com os refrigeradores?

Passo 1

Fala galera, tudo certo? Bora resolver mais uma comigo?

Pessoal temos que analisar a influência da afirmação de que só existe transferência de calor se existir uma diferença de temperatura, nos motores térmicos e para os refrigeradores.

Vamos analisar primeiro para os motores e depois para os refrigeradores.

Passo 2

Para os motores térmicos.

Essa afirmação significa que a uma diferença de temperatura entre a fonte de energia e o trabalho realizado, portanto, a temperatura T H (temperatura de aquecimento) é menor que a fonte de temperatura.

Resultando em uma transferência de calor do trabalho para o reservatório de rejeição. E isso implica possivelmente em uma queda na eficiência, como o motor é real temos que uma parte do calor é rejeitada para realizar trabalho.

Passo 3

Para os refrigeradores.

A temperatura da fonte (reservatório que provem calor) deve ser maior que a temperatura do ambiente, em que o refrigerador ira atuar.

Resultando em uma perda ainda maior de eficiência da máquina, pois, assim como os motores o refrigerador tem a rejeição de calor para o segundo reservatório de baixa temperatura, para realizar trabalho.

Resposta

Análise para motores passo 2 e para refrigeradores passo 3

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados