Use argumentos físicos para mostrar que, para um sistema consistindo de duas fases em equilíbrio, a capacidade térmica específica a pressão constante e ocoeficiente de expansão térmica são infinitos.

Passo 1

Faaaaaala, galera... Tranquileba??

Sabemos que para um sistema consistido de duas fases em equilíbrio, a entropia nos fornece que Δ T → 0 . Pois a troca de calor entre ambos é igual.

A capacidade térmica a pressão constante é:

C P = ∂ Q ∂ T P

E o coeficiente de expansão térmica é:

α = 1 V ∂ V ∂ T P

Bora pro próximo passo?!

Passo 2

Obrigado por vir.

Se Δ T → 0 , então qualquer valor, por exemplo x, tenderá ao infinito:

lim Δ T → 0 ⁡ x Δ T = ∞

Passo 3

Assim:

l i m Δ T → 0 ∂ Q ∂ T P = ∞

l i m Δ T → 0 1 V ∂ V ∂ T P = ∞

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Exercícios de Livros Relacionados

Deduza a equação (6 . 12) a relação para C_p - C_v das equações T d s .
A equação de estado de um certo gás é P + b v = R T . a) Ache c p - c v ; b) Ache a variação de entropia em um processo isotérmico; c) Mostre que c v e independente de v .
a) Ache a diferença c p - c v para o mercúrio a uma temperatura de 0 ° C e uma pressão de 1a t m , obtendo os valores de βek da figura 2.17. A densidade do mercúrio e 13,6x10 3k g m - 3 e o peso atômi
Supondo que o hélio obedece à equação de estado de Van de Waals, determine a variação na temperatura, quando um quilomol de hélio gasoso efetua uma expansão de joule a 20K para a expressão pressão atm
Calcule ηeμ para um gás cuja equação de estado é dada por:a) P v - b = R T ; b) P + b v = R T .Onde b é uma constante. Suponha c v e c p constantes.