Classifique o itens abaixo como nome de variável válido ou inválido.
- teclado_lidinho
- Germa66
- 1º_lugar
- PlayerID
- class
Passo 1
Fala aí! Não sei se tu lembra, mas na hora de criar uma variável a gente tem algumas restrições, infelizmente!
Esse exercício quer saber se a gente lembra dessas restrições. Vamo analisar uma por uma e mostrar que a gente domina essa parada de variáveis!
A primeira variável “teclado_lindinho” é válida! A gente pode usar letras minúsculas e também pode usar underscores, então tá sussa! Válido!
Passo 2
A segunda, “Germa66”, também funciona. Letras maiúsculas e números são aceitos de boa, ok?! Só não pode esquecer que uma variável não pode começar com um número, mas essa aqui começa com G, aí tá suave. Válido!
Passo 3
Agora a terceira vai dar ruim. “1º_lugar” começa com um número, cara! Se não fosse aquele 1 ali tava tudo certo (sim, o º funciona!). Esse não é um nome válido.
Passo 4
Na quarta, “PlayerID” não tem nada demais, mas não esquece que Python é sensível à caixa alta, beleza? O ruim de usar letras maiúsculas em Python é que se por acaso você criar uma variável “PlayerID” e depois escrever, por exemplo, “playerID” em algum outro lugar no seu programa, vai dar ruim!
Por isso, te recomendo sempre usar nomes de variável minúsculo, jae?! Essa também é válida!
Passo 5
Agora essa última é que causa treta. Cara, o nome obedece a todas as regras, mas não é um nome válido.
Isso porque Python já tem essa palavra reservada em um dos seus comandos internos. Ela não é a única, existem várias palavras reservadas que não podem ser nomes de variáveis. Olha algumas nessa listinha:
Mas ok, é muita coisa pra lembrar... Por isso, se liga no macetinho: se a palavra mudar de cor no seu editor de texto, não é uma boa ideia você criar uma variável com esse nome. Olha esses exemplos:
Se você criar uma variável com o nome de print, por exemplo, vai funcionar! Porém, você vai estar deletando esse comando e não vai mais conseguir usar. Então é melhor não fazer, ok?!
Resposta
V, V, I, V, I.