Como você pode determinar o tipo de uma variável?

  1. Imprimindo o valor e determinando o tipo de baseado no valor exibido.
  2. Usando a função type().
  3. Usando o valor em uma equação conhecida e imprimindo o valor resultante.
  4. Olhando para a declaração da variável.

Passo 1

E aí, meu parceiro! A gente precisa marcar a alternativa que diz corretamente como a gente pode descobrir o tipo de uma variável! E como é múltipla escolha, vamos dar uma olhadinha em cada uma das alternativas, começando com a A.

Cara, essa alternativa ta dizendo pra gente usar a função print() na variável e, de acordo com o resultado, dizer qual é o tipo da variável. Mano... Pior que funciona! Mas nem sempre... Uma coisa é certa, com certeza não é a melhor opção! De qualquer forma, vou te mostrar o porquê de não ser uma boa opção. Olha aqui:

Criei duas variáveis e depois eu printei elas. A primeira é do tipo boolean e a segunda é uma string (texto). Vamos olhar o que acontece depois de executar:

Puts... Apesar dos tipos das variáveis serem diferentes, o resultado foi exatamente igual! Assim quebra a firma, viu?

Em alguns casos, dá pra gente deduzir o tipo printando, mas não é muito confiável, ok? Então essa aqui tá errada. Vamos olhar a alternativa B.

Passo 2

Beleza, a B tá falando que a melhor forma de descobrir o tipo da variável é usando a função type().

Ok, eu assumo, tá certo.

Cara, os computadores foram feitos justamente pra diminuir o trabalho manual, lembra? As melhores opções geralmente são automáticas de alguma forma. Computadores não costumam errar! Por isso, a gente pode ter total confiança no resultado da função type().

Vamos fazer o mesmo teste que a gente fez no item A:

Viu? Quando a gente só exibiu, na alternativa A, a gente não foi capaz de identificar a diferença. Mas usando a função type(), a diferença é explicitada! Repara que a gente usou o print() também, mas isso foi pra gente conseguir ver o resultado da função type(). Na alternativa A, a ideia era descobrir o tipo só de olhar, sacou?!

Mas calma! Vamos analisar a letra C pra procurar o que tem de errado nela...

Passo 3

Maninho, existem vários tipos de dados em Python! A probabilidade de você colocar uma variável numa equação matemática e dar erro é bem alta, e erros deixam a gente boladão!

Porque pô, se a letra A que era só printar o valor não dava certo, imagina vc colocar o valor numa equação e depois printar! Hahah com certeza vai dar errado. Vamos analisar a última alternativa!

Passo 4

Rapaz, nem sempre a gente tem acesso a isso! Imagina que você trabalha numa equipe e seu produto tem 250 mil linhas de código. COMO TU VAI ACHAR A VARIÁVEL??? Hahaha e mesmo que ache, isso não quer dizer que você vai saber o que tem dentro dela.

O método type() é o mais eficiente, beleza?! Valeuuu!

Resposta

Letra B. O método type() é o mais eficiente pra descobrir o tipo de uma variável.

Exercícios Resolvidos de Variáveis

Ver Teoria