Seja m uma matriz 2   x   3 . Indicando com m 1 ,   m 2   e   m 3 respectivamente as matrizes 2   x   2 obtidas de m quando se omitem a primeira, a segunda e a terceira coluna, mostre que det . ⁡ m m t = det ⁡ . m 1 2 + ( det . ⁡ m 2 ) 2 + ( det . ⁡ m 3 ) 2 .

Passo 1

Fala aiii meus lindos tudo blz? espero que sim

Nessa questão seja m uma matriz 2   x   3 . Indicando com m 1 ,   m 2   e   m 3 respectivamente as matrizes 2   x   2 obtidas de m quando se omitem a primeira, a segunda e a terceira coluna, mostre que det . ⁡ m m t = det ⁡ . m 1 2 + ( det . ⁡ m 2 ) 2 + ( det . ⁡ m 3 ) 2 .

Vem comigo que essa questão e bem simples

Passo 2

Sabendo que,

det . ⁡ m m t = det ⁡ . m 1 2 + ( det . ⁡ m 2 ) 2 + ( det . ⁡ m 3 ) 2

Para,

det . ⁡ m m t = det ⁡ b 1 c 1 b 2 c 2 e 1 - det ⁡ a 1 c 1 a 2 c 2 e 2 - det ⁡ a 1 b 1 a 2 b 2 e 3

Ficando,

det . ⁡ m m t = ( e 1 , e 2 , e 3 )

Espero que eu tenha ajudado e te vejo no próximo desafio.

Até a próxima.

Resposta

det . ⁡ m m t = ( e 1 , e 2 , e 3 )

Exercícios de Livros Relacionados

Dizemos que uma matriz A , nxn , é simétrica se A t = A e é anti-simétrica se A t = - A . (f)Mostre que toda matriz quadrada A pode ser escrita como a soma de uma matriz simétrica e uma matriz anti-si
(b)Sejam B e C matrizes m x n , tais B X = C X , para todo X , n x 1 . Mostre que B = C .
Dizemos que uma matriz A , nxn , é simétrica se A t = A e é anti-simétrica se A t = - A . (b)Mostre que se A e B são simétricas, então A + B e α A são simétricas, para todo escalar α .
Para matrizes quadradas A = a i j n x n definimos o traço de A como sendo a soma dos elementos da diagonal(principal) de A , ou seja, t r A = ∑ i = 1 n a i i .(a) Mostre que t r A + B = t r A + t r (
Sejam A e B matrizes mxp e pxn , respectivamente. (a)Mostre que a j -ésima coluna do produto A B é igual ao produto A B j , em que B j = b 1 j ⋮ b p j é a j -ésima coluna de B , ou seja, se B = B 1 …