Enunciado
Cálculo - Anton - Cálculo - Vol 1- Ed: 10º - Capítulo 3.4 - Ex. 14
Um balão esférico é inflado de tal forma que seu volume cresce a uma taxa de . Com que rapidez o diâmetro do balão estará crescendo quando o raio for de ?
Passo 1
Já que balão é esférico, para relacionar o raio com o volume, podemos simplesmente escrever a fórmula do volume da esfera:
Agora partiu derivar, pra saber como as taxas de variação desses caras se relacionam:
Pela Regra da Cadeia:
Maneirooo, chegamos numa expressão que relaciona e
Passo 2
Como ele falou que volume cresce a uma taxa de, então .
Pra sabermos a rapidez com que o diâmetro cresce, vamos ter que descobrir como a taxa do diâmetro () se relaciona com a do raio:
E além disso vamos usar que
Passo 3
Agora substituindo esses dados na expressão que encontramos fica assim:
Resposta
Exercícios de Livros Relacionados
Os lados de um triângulo equilátero crescem à taxa de 2,5c m / s .Qual é a taxa de crescimento da área desse triângulo, quando os lados tiveram 12c m de comprimento?Qual é a taxa de crescimento do per
Tanto x quanto y denotam funções de t que estão relacionadas pela equação dada. Use essa equação e a informação sobre a derivada para encontrar a derivada especificada.Equação: y=3 x+5 .(a) Dado que d
Uma pedra jogada em um lago produz uma onda circular, cujo raio cresce a uma taxa constante de 1m / s . Com que rapidez estará variando a área englobada pela onda crescente ao final de 10 segundos?
Um balão esférico é esvaziado de tal forma que seu raio decresce a uma taxa constante de 15c m / m i n . Com que taxa o ar estará sendo removido quando o raio for de 9c m ?