Um estudante de termodinâmica vê no jornal que a umidade relativa está em 50%. Curioso esse estudante vai até o seu termômetro e marca uma temperatura de 30°C, assim ele decide testar seus conhecimentos em psicrometria achando os valores da entalpia específica do ar úmido, umidade absoluta e temperatura de bulbo úmido. Consideranto que ele é um bom aluno e que acertou os valores, quais os valores encontrados pelo aluno?
Passo 1
O primeiro passo é marcar corretamento o ponto em que estamos trabalhando. Seguindo o enunciado vamos estar na interseção da curva de 50% com a vertical de 30°C (temperatura de bulbo seco).
Passo 2
Agora traçamos uma horizontal para a direita para achar a umidade absoluta e uma reta inclinada para cima e para a esquerda para achar tanto a entalpia quanto a temperatura de bulbo úmido.
Assim, a umidade relativa é igual a 0,0135 kg de água / kg de ar seco.
Pode existir um pouco de confusão entre a temperatura de bulbo úmido e a entalpia, porque são parte da mesma reta. Mas é importante lembrar que a entalpia é a mais externa (com menores espaçamentos, e direcionados para fora do gráfico) enquanto a temperatura de bulbo úmido a mais interna (com espaçamentos mais largos e direcionados para dentro do gráfico).
Entalpia será igual a 64 kJ / kg de ar seco.
Temperatura de bulbo úmido será igual a 22°C
Resposta
A umidade relativa é igual a 0,0135 kg de água / kg de ar seco.
Entalpia será igual a 64 kJ / kg de ar seco.
Temperatura de bulbo úmido será igual a 22°C