Considere uma pilha galvânica em que ocorra a reação global:

  N i ( a q ) 2 +   +   F e ( s )   →   N i ( s )   +   F e ( a q ) 2 +  

Desenhe um esquema dessa pilha, indicando o ânodo e o cátodo, os polos positivos e negativos e a direção do fluxo de elétrons.

Passo 1

O problema da pra a gente a reação química da pilha:

N i ( a q ) 2 +   +   F e ( s )   →   N i ( s )   +   F e ( a q ) 2 +  

O que a gente vê é o níquel saindo do estado de oxidação 2 + e indo para o 0 , enquanto o Ferro esta saindo da sua forma fundamental com NOX zero e indo para F e 2 + !

Se o níquel esta reduzindo ele vai ser o cátodo, o ferro por sua vez é o ânodo da onde os elétrons vão sair e ir em direção ao a semi célula de níquel!

Quando a gente coloca isso em um esqueminha, a gente fica com:

Show?!!

Resposta

Exercícios Resolvidos de Células Eletroquímicas

Ver Teoria

Exercícios de Livros Relacionados

O que a condição de equilíbrio em uma reação de oxidação-redução apresenta como característica específica?
Para uma reação de oxidação-redução, diferencie brevemente entre: (a) equilíbrio e equivalência. (b) um indicador redox verdadeiro e um indicador específico.
Defina brevemente o potencial de eletrodo de um sistema que contém dois ou mais pares redox.
Calcule os potenciais das seguintes células. Se a célula estiver em curto-circuito, indique a direção da reação espontânea da célula. (a) Z n Z n 2 + 0,0955m o lL - 1 |C o 2 + 6,78 × 10 3m o lL - 1 |C
Empregue a notação simpliicada (página 473) para descrever as células do Problema 19-9. Cada célula é composta de uma ponte salina para prover o contato elétrico entre as soluções nos seus dois compar