Exercícios de Mecanismos de endurecimento - Lista de Exercícios Resolvida
Questão 1
Com relação aos mecanismos de endurecimento de metais e ligas metálicas, considere as seguintes afirmativas:
1. Existem, ao todo, 5 mecanismos de endurecimento: encruamento, refinamento de grão, soluções sólidas, segunda fase e transformação de fase.
2. Encruamento é o mecanismo no qual a resistência à movimentação de discordâncias se eleva como resultado do aumento da densidade de discordâncias do material. Esse processo é realizado com o aquecimento do material e resfriamento gradual.
3. A adição de elementos de liga visando à formação de soluções sólidas é uma das formas de elevar a resistência de materiais.
4. Segunda fase é quando o limite de solubilidade é ultrapassado formando assim, precipitados que dificultam o movimento das discordâncias.
Assinale a alternativa correta.
- Somente a afirmativa 1 é verdadeira
- Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
- Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
- Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
- As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
Questão 2
As propriedades de diversos materiais são alteradas devido à presença de imperfeições em suas estruturas. A respeito das estruturas cristalinas e de seus defeitos, julgue o item a seguir.
O tamanho do grão influência as propriedades de alguns metais e de algumas cerâmicas cristalinas. Um material com tamanho de grão refinado tem maior módulo de elasticidade que o mesmo material com grão grosseiro. Esta alteração se deve à maior dificuldade de deslizamento das discordâncias entre os grãos refinados.
Ver solução completaQuestão 3
Tratamentos térmicos, quando aplicados a diversos materiais, provocam mudanças microestruturais que alteram suas propriedades. Com relação a esse tema, julgue os itens seguintes.
Nos processos de deformação plástica a frio, o encruamento se apresenta como um fenômeno que eleva a dureza do material, principalmente por mover suas discordâncias internas para regiões de elevadas energias. O tratamento térmico denominado recozimento alivia as tensões causadas por esse fenômeno.
Ver solução completaQuestão 4
Explique sucintamente por que alguns metais (por exemplo, o chumbo e o estanho) não encruam quando são deformados à temperatura ambiente.
Ver solução completaQuestão 5
Os mecanimos de endurecimento nos metais e ligas metálicas buscam, principalmente:
- Facilitar o movimento das discordâncias.
- Facilitar o escorregamento dos contornos dos grãos.
- Dificultar o movimento das discordâncias.
- Dificultar o escorregamento dos contornos dos grãos.
- Dificultar o escorregamento dos contornos dos grãos e gerar maclas.
Questão 6
Acerca do comportamento de materiais quando submetidos a processos de conformação, assinale a opção correta.
- O encruamento no material ocorre quando as discordâncias se deslocam para regiões mais energéticas do material como os contornos de grãos, gerando como consequência o aumento na dureza.
- O aumento do tamanho de grão provocado por um processo de laminação a quente aumenta a resistência do material.
- Materiais policristalinos com grãos menores são, em geral, mais dúcteis que os mesmos materiais com granulação mais grosseira.
- A deformação plástica do material tem pouca influência nos tamanhos de grãos e, consequentemente, na resistência mecânica do material.
- O endurecimento de um metal por encruamento provocado pela laminação a quente é fator importante na propriedade final do material.
Questão 8
No que se refere aos materiais comumente utilizados na construção mecânica, julgue os itens a seguir.
As soluções sólidas em ligas metálicas fazem que estas sejam mais duras e resistentes que o metal base, pois os átomos que entram na solução sólida tornam-se barreiras ao movimento das discordâncias.
Ver solução completa