Exercícios de Defeitos Intersticiais - Lista de Exercícios Resolvida
Questão 1
Defina o que são lacunas ou vacâncias. Por que os sólidos tendem a ter lacunas e como estas podem ser originadas e introduzidas. E por fim desenhe uma lacuna em uma rede cristalina.
Ver solução completaQuestão 2
Calcule a energia de ativação para a formação de lacunas no alumínio, sabendo que o número de lacunas em equilíbrio a 500˚C (773 K) é de . O peso atômico e a massa específica (a 500˚C) para o alumínio são, respectivamente, 26,98 e .
Ver solução completaQuestão 3
Calcule o número de lacunas por metro cúbico no ferro a 850˚C. A energia para a formação de lacunas é de . Adicionalmente, a massa específica e o peso atômico para o Fe são de (a 850˚C) e , respectivamente.
Ver solução completaQuestão 4
Calcule a fração dos sítios atômicos que estão vagos para o chumbo na sua temperatura de fusão de 327˚C (600 K). Assuma uma energia para a formação de lacunas de .
Ver solução completaQuestão 5
O que são defeitos cristalinos e quais os principais tipos de defeitos?
Ver solução completaQuestão 6
Calcule o número de lacunas , por metro cúbico para o ferro, a 875°C. Considere que a energia para a formação de uma lacuna é aproximadamente de . Obs: Consulte a massa específica e a peso atômico em apêndice de livros de ciências do materiais, na internet em tabelas sobre densidades dos materiais e/ou tabelas periódicas.
Ver solução completaQuestão 7
Calcule a fração dos sítios atômicos vagos para o cobre na sua temperatura de fusão de 1084°C. Considere uma energia para formação de lacunas de .
Ver solução completaQuestão 8
Calcule o número de lacunas em equilíbrio por metro cúbico de ouro a 900°C. A energia para a formação de uma lacuna é de ; o peso atômico e a massa específica (a 900°C) para o ouro são de e , respectivamente.
Ver solução completaQuestão 9
Calcule o número de lacunas em equilíbrio, por metro cúbico de cobre, a 1000°C. A energia para a formação de uma lacuna é de ; o peso atômico e a massa específica (a 1000°C) para o cobre são de e , respectivamente.
Ver solução completa