Para cada um dos seguintes pares de polímeros, faça o seguinte: (1) diga se é possível decidir se um dos polímeros tem maior limite de resistência à tração que o outro/ (2) se isso for possível, indique qual apresenta o maior limite de resistência à tração e então cite a(s) razão(ões)para sua escolha; e (3) se não for possível decidir, então explique por quê.

  1. Poliestireno sindiotático com massa molar numérica média de 600.000 g/mol; poliestireno atático com massa molar numérica média de 500.000 g/mol.
  2. Copolímero acrilonitrila-butadieno aleatório com 10% dos sítios possíveis com ligações cruzadas; copolímero acrilonitrila-butadieno em bloco com 5% dos sítios possíveis com ligações cruzadas.
  3. Poliéster em rede; polipropileno levemente ramificado.

Passo 1

Para cada um dos quatro pares de polímeros, devemos fazer o seguinte:

Determinar se é ou não possível decidir qual possui o módulo de tração mais alto

Se sim, anote qual possui o módulo de tração mais alto e, em seguida, indique as razões dessa escolha

E, se não for possível decidir, indique o motivo.

Vamos lá!

Passo 2

Na letra a:

Sim, é possível. O poliestireno sindiotático tem a maior resistência à tração. Polímeros sindiotáticos são mais propensos a cristalizar do que os atáticos; quanto maior a cristalinidade, maior a resistência à tração. Além disso, a sindiotática também tem um peso molecular mais alto; aumentar o peso molecular também aumenta a força.

Passo 3

Na letra b:

Não, não é possível. O copolímero aleatório de acrilonitrila-butadieno possui mais reticulação; o aumento da reticulação leva a um aumento na força. No entanto, o material copolimérico em bloco provavelmente terá um maior grau de cristalinidade; e aumentar a cristalinidade melhora a força.

Passo 4

Na letra c:

Sim, é possível. O poliéster da rede exibirá uma maior resistência à tração. O movimento relativo da cadeia é muito mais restrito do que o polipropileno levemente ramificado, uma vez que existem muito mais fortes ligações covalentes para a estrutura da rede.

Resposta

  1. Sim, é possível. O poliestireno sindiotático tem a maior resistência à tração. Polímeros sindiotáticos são mais propensos a cristalizar do que os atáticos; quanto maior a cristalinidade, maior a resistência à tração. Além disso, a sindiotática também tem um peso molecular mais alto; aumentar o peso molecular também aumenta a força.
  2. Não, não é possível. O copolímero aleatório de acrilonitrila-butadieno possui mais reticulação; o aumento da reticulação leva a um aumento na força. No entanto, o material copolimérico em bloco provavelmente terá um maior grau de cristalinidade; e aumentar a cristalinidade melhora a força.
  3. Sim, é possível. O poliéster da rede exibirá uma maior resistência à tração. O movimento relativo da cadeia é muito mais restrito do que o polipropileno levemente ramificado, uma vez que existem muito mais fortes ligações covalentes para a estrutura da rede.
Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Considerando os dados na Tabela 12.5 , fica o seguinte:Determine a resistência à flexão para o M g O isento de porosidade assumindo um valor de 3,75 para n na Equação 12.10 .Calcule a fração volumétri
Um ensaio de flexão em três pontos foi realizado com uma amostra de óxido de alumínio com seção transversal circular de 3,5m m( 0,14i n ) de raio. O corpo de provas fraturou sob uma carga de 950N( 215
O módulo de elasticidade para o óxido de berílio B e O com 5 % v o l de porosidade é de 310G P a 45 × 10 6p s i .Calcule o módulo de elasticidade para o material sem porosidade.Calcule o módulo de ela
Um ensaio de flexão em três pontos é realizado em uma amostra de vidro que possui uma seção transversal retangular com altura d = 5m m 0,2i n e largura b = 10m m 0,4i n ; a distância entre os pontos d
Liste as duas características moleculares que são essenciais para os elastômeros.