Um corpo de provas não deformado de alguma liga possui um diâmetro médio de grão de 0,040   m m . Você deve reduzir o diâmetro médio de grão para 0,010 m m . Isso é possível? Se for, explique os procedimentos que você usaria e cite os processos envolvidos. Caso não seja possível, explique o motivo.

Passo 1

A questão nos pergunta se é possível reduzirmos o diâmetro do grão para os valores dados e em caso afirmativo ou negativo devemos justificar o motivo. Pois bem, sim, é possível reduzir o diâmetro médio do grão de uma amostra de liga não deformada de 0,0 4 0   m m para 0,0 1 0   m m . Para fazer isso, devemos deformar plasticamente o material à temperatura ambiente (isto é, trabalhar a frio) e depois recozir a uma temperatura elevada, a fim de permitir a recristalização e o crescimento de alguns grãos até que o diâmetro médio dos grãos seja de 0,0 1 0   m m como é o desejado.

Resposta

Sim, é possível reduzir o diâmetro médio do grão de uma amostra de liga não deformada de 0,0 4 0   m m para 0,0 1 0   m m . Para fazer isso, devemos deformar plasticamente o material à temperatura ambiente (isto é, trabalhar a frio) e depois recozir a uma temperatura elevada, a fim de permitir a recristalização e o crescimento de alguns grãos até que o diâmetro médio dos grãos seja de 0,0 1 0   m m como é o desejado.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

O crescimento de grão é fortemente dependente da temperatura (isto é, a taxa de crescimento de grão aumenta com o aumento da temperatura); entretanto, a temperatura não aparece explicitamente na equaç
a Qual é a força motriz para a recristalização? b E para o crescimento de grão?
Estime a fração de recristalização na fotomicrografia da Figura 7.21 c .
Uma amostra de latão que não foi trabalhada a frio, com tamanho médio de grão de 0,008 m m , possui um limite de escoamento 160M P a23500p s i . Estime o limite de escoamento para essa liga após ela t