a Qual é a força motriz para a recristalização?

b E para o crescimento de grão?

Passo 1

Vamos lá, uma coisa de cada vez!

A recristalização é um processo quando um material que está no estado líquido passa para o estado sólido. Isso acontece porque a energia interna no material líquido é maior, já que os átomos estão mais soltos pra passear e vibrar dentro do material. Quando ele vira sólido, os átomos já tem que ficar mais juntinhos e encaixadinhos, sendo assim a energia interna dele é menor.

Quando diminuímos a temperatura, por exemplo, parte dessa energia de vibração e movimentação do material na fase líquida é perdida pro ambiente, de forma que os átomos ficam mais comportados na fase sólida. Isso quer dizer que a diferença de energia interna entre os dois estados ocasionou a recristalização.

Passo 2

Pro caso do crescimento do grão e, a gente tem que pensar nos átomos que ficam na beirada do grão e não tem outro átomo pra se agarrar. É como se o átomo tivesse que se equilibrar numa perna só, e pra isso ele gasta mais energia.

Como o objetivo é sempre gastar menos energia, a força motriz para o crescimento dos grãos é justamente a redução da energia de contorno de grão, de forma que a razão da área total de contorno de grão pelo volume do grão diminua.

Resposta

a A força motriz da recristalização é a diferença de energia interna.

b A redução da energia de contorno de grão.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

a A partir da figura 7.25 , calcule o tempo necessário para que o diâmetro médio de grão aumente de 0,01 para 0,1 m m a 500 ° C , para o latão. b Repita o cálculo para 600 ° C .
É necessário selecionar uma liga metálica para uma aplicação que requer um limite de escoamento de pelo menos 345M P a50000p s i , ao mesmo tempo em que se mantém uma ductilidade mínima % A L de 20 %
Um corpo de provas cilíndrico de aço trabalhado a frio possui uma dureza Brinell de 250 . a Estime sua ductilidade em termos dos alongamentos percentual. b Se o corpo de provas permaneceu cilíndrico d
Determine se é possível trabalhar a frio um aço para obter uma dureza Brinell mínima de 225 e, ao mesmo tempo, ter uma ductilidade de pelo menos 12 % A L . Justifique sua decisão.
Determine se é possível trabalhar a frio o latão para obter uma dureza Brinell mínima de 120 e, ao mesmo tempo, ter uma ductilidade de pelo menos 20% A L . Justifique sua decisão.