Descreva com suas próprias palavras os três mecanismos para aumento da resistência discutidos neste capítulo (isto é, a redução no tamanho de grão, o aumento a resistência por solução sólida e o encruamento). Certifique-se de explicar como as discordâncias estão envolvidas em cada uma dessas técnicas de aumento da resistência.
Passo 1
Bom, como a própria questão nos falou vamos ter que falar sobre os seguintes mecanismos: a redução no tamanho de grão, o aumento a resistência por solução sólida e o encruamento. Sendo assim, começando pelo aumento da resistência pela diminuição do tamanho do grão temos que ao reduzir o tamanho do grão teremos mais contornos de grãos e esse, por sua vez, interfere no movimento das discordâncias e devido as diferentes orientações cristalinas presentes, resultantes do grande número de grãos, as direções de escorregamento das discordâncias variam de grão para grão e isso serve de barreira para o movimento das discordâncias aumentando, assim, a resistência.
Passo 2
Dando continuidade, vamos tratar aqui do aumento da resistência por adição de solução sólida onde temos que a resistência ao escorregamento é maior quando os átomos de impurezas estão presentes, pois a deformação global da rede deve aumentar se uma discordância for separada dos mesmos. Além disso, nós temos que as mesmas interações das deformações de rede existirão entre os átomos de impureza e as discordâncias que estão em movimento durante a deformação plástica.
Passo 3
Por fim, temos o aumento da resistência por encruamento que é um fenômeno que pode ser explicado com base nas interações entre as discordâncias e os campos de deformação das discordâncias. A densidade de discordância em um metal aumenta com a deformação ou trabalho a frio, devido à multiplicação das discordâncias ou à formação de novas discordâncias. Pronto, de forma sucinta nós conseguimos explicar as três formas de aumento de resistência sem nos esquecer de como as discordâncias estão envolvidas em cada um desses processos.
Resposta
Reduzir o tamanho do grão: as direções de escorregamento das discordâncias variam de grão para grão e isso serve de barreira para o movimento das discordâncias aumentando, assim, a resistência.
Solução sólida: a resistência ao escorregamento é maior quando os átomos de impurezas estão presentes, pois a deformação global da rede deve aumentar se uma discordância por separada dos mesmos.
Encruamento: