A estrutura cristalina da blenda de zinco pode ser gerada a partir de planos compactos de ânions.
A sequência de empilhamento para essa estrutura será ou ? Por quê?
Os cátions ocuparão posições tetraédricas ou octaédricas? Por quê?
Qual será a fração das posições ocupadas?
Passo 1
Esta questão diz respeito à estrutura cristalina da blenda de zinco em termos de planos compactos de ânions. Dessa forma, primeiramente é perguntado se a sequência de empilhamento para essa estrutura será ou , pois bem nesse caso temos que a sequência de empilhamento de planos de ânions compactos próximos para a estrutura de cristal de zinco-blenda será a mesma (e não do ) porque o empacotamento do ânion é .
Passo 2
Dando sequência à resolução nos é perguntado se os cátions ocuparão posições tetraédricas ou octaédricas e podemos dizer que os cátions preencherão posições tetraédricas, já que o número de coordenação dos cátions é (vide tabela ).
Passo 3
Por fim, teremos apenas metade das posições tetraédricas será ocupada porque existem dois locais tetraédricos por ânion e, no entanto, apenas um cátion por ânion.
Resposta
A sequência de empilhamento de planos de ânions compactos próximos para a estrutura de cristal de zinco-blenda será a mesma (e não do ) porque o empacotamento do ânion é .
Posições tetraédricas, pois, o número de coordenação dos cátions é quatro.
Teremos apenas metade das posições tetraédricas será ocupada porque existem dois locais tetraédricos por ânion e, no entanto, apenas um cátion por ânion.