A estrutura cristalina da blenda de zinco pode ser gerada a partir de planos compactos de ânions.

a A sequência de empilhamento para essa estrutura será C F C ou H C ? Por quê?

b Os cátions ocuparão posições tetraédricas ou octaédricas? Por quê?

c Qual será a fração das posições ocupadas?

Passo 1

Esta questão diz respeito à estrutura cristalina da blenda de zinco em termos de planos compactos de ânions. Dessa forma, primeiramente é perguntado se a sequência de empilhamento para essa estrutura será C F C ou H C , pois bem nesse caso temos que a sequência de empilhamento de planos de ânions compactos próximos para a estrutura de cristal de zinco-blenda será a mesma C F C (e não do H C ) porque o empacotamento do ânion é C F C .

Passo 2

Dando sequência à resolução nos é perguntado se os cátions ocuparão posições tetraédricas ou octaédricas e podemos dizer que os cátions preencherão posições tetraédricas, já que o número de coordenação dos cátions é 4 (vide tabela 12.4 ).

Passo 3

Por fim, teremos apenas metade das posições tetraédricas será ocupada porque existem dois locais tetraédricos por ânion e, no entanto, apenas um cátion por ânion.

Resposta

a A sequência de empilhamento de planos de ânions compactos próximos para a estrutura de cristal de zinco-blenda será a mesma C F C (e não do H C ) porque o empacotamento do ânion é C F C .

b Posições tetraédricas, pois, o número de coordenação dos cátions é quatro.

c Teremos apenas metade das posições tetraédricas será ocupada porque existem dois locais tetraédricos por ânion e, no entanto, apenas um cátion por ânion.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Esboce os planos ( 1 1 _ 01 ) e ( 11 2 _ 0 ) em uma célula unitária hexagonal.
Determine os índices para os planos mostrados nas seguintes células unitárias hexagonais:
Esboce uma célula unitária para a estrutura cristalina ortorrômbica de corpo centrado.
Esboce uma célula unitária tetragonal e no interior dessa célula indique as localizações dos pontos com coordenadas 1 2 1 1 2 e 1 4 1 2 3 4 .
Empregando o Utilitário Molecule Definition (Definição de Moléculas), encontrado nos módulos “Metallic Crystal Structures and Crystallography” e(Estruturas Cristalinas Metálicas e Cristalografia) e “C