Martensita revenida
Produzido por Erick PinhoTeoria
E aí galerinha tudo bem?
Nós vimos até agora a influencia do resfriamento na microestrutura do material. A martensita por exemplo, ela se forma quando ocorre o resfriamento muito rápido , impossibilitando a difusão do carbono. Para entendermos melhor a diferença da martensita para a martensita revenida, vamos relembrar o conceito para a obtenção destas.
Vem comigo que eu te explico :D
Martensita
Como eu te falei anteriormente a martensita ela se forma quando ocorre um resfriamento muito rápido, velocidade suficiente para que não ocorra a difusão do carbono, e o que ocorre com esse carbono que não se difunde no material?
Este carbono fica retido em solução!! E isso gera como consequência a transformação polimórfica. Sair da austenita (CFC) com o resfriamento e obter uma estrutura martensitica (Tetragonal de corpo centrado). Essa mudança faz com que ocorra uma aumento de volume o que favorece na concentração de tensões.
Uma coisa legal de você saber é que como não ocorre a difusão para a formação da martensita, então a formação pode ocorrer instantaneamente, independente do tempo.
Como é uma estrutura que concentra tensões pelo fato da martensita ser dura e frágil, então é sempre necessário um tratamento de revenimento após a formação de martensita, belezinha?
Agora vamos entender como fica a martensita após revenimento !!
Martensita Revenida
Primeiramente devemos relembrar o que é revenido, ok?! O revenido é um tratamento realizado nos materiais através do aquecimento de um aço martensitico por exemplo, até a temperatura abaixo do eutetóide , durante um determinado tempo.
Ao ser obtida a martensita “natural” como eu te disse antes, ela é dura e muuuito frágil, o que praticamente impossibilita seu uso. Isso ocorre sabe porque? Devido as tensões internas que é adicionada durante a tempera.
Ohh céus e como melhorar as características deste material?
A ductilidade e a tenacidade podem ser aprimoradas e as tensões internas aliviadas por meio de um tratamento de revenimento. Basta aquecer o material ate a temperatura inferior a temperatura do eutetóide e esta tudo certo.