Microestrutura e comportamento mecânico
Teoria
Fala aí! Hoje vamos bater um papo mais detalhado sobre a microestrutura dos materiais e descobrir como isso aí influencia nas propriedades dos materiais.
Não deixa de conferir também esses tópicos anteriores aqui 😁
- Fases - Definições e Conceitos Básicos.
- Falhas - Definições e Conceitos Básicos.
- Defeitos - Definições e Conceitos Básicos.
- Diagrama de fases.
- Tratamentos Térmicos.
O que é a Microestrutura do Material?
Olha só que definição difícil: a microestrutura é a estrutura do material vista em uma escala microscópica.
É só isso, acabou por hoje 🙂
.
.
.
Brincadeira! É claro que você não vai se contentar só com isso aí, né? Bora botar um pouquinho mais de detalhes nessa história.
Se a gente quiser ser mais detalhistas, a microestrutura de um material é todo o conjunto de fases, falhas, defeitos, impurezas e grão desse material. Tudo isso, quando visualizado sob as lentes de um microscópio, revela a microestrutura do material em questão.
Influência da microestrutura nas propriedades do aço
A análise da microestrutura de um material permite identificar grande parte de suas características e de seus componentes. Isso ajuda na hora de decidir qual material vai ser mais adequado para uma determinada aplicação!
Saca só esses exemplos:
Este exemplo foi retirado de um trabalho científico. Um ataque químico com uma solução de ácido nítrico diluído foi utilizado para evidenciar os contornos e tamanho do grão do material. Essa parte mais clara da figura corresponde a uma matriz ferrítica as ilhas mais escuras são compostas por bainita ou martensita, que são componentes estruturais do aço.