Para o sistema de reserva de líquido mostrado na figura abaixo o objetivo do sistema de controle é regular o nível de líquido apesar dos distúrbios das vazões e . A taxa de vazão pode ser manipulada
- Desenhe um diagrama de blocos para um sistema de controle feedforward para o caso em que pode ser medida e as variações em podem ser negligencidas.
- Desenhe um diagrama de blocos para um sistema de controle feedforward para o caso em que pode ser medida e as variações em podem ser negligencidas.
Passo 1
Vamos começar desenhando o nosso diagrama de blocos sem nenhum sistema de controle.
As vazões e , entram no prieiro tanque, que no diagrama acima está representado pelo bloco , e juntas geram a vazão de saída do primeiro tanque . Em seguida, a vazão e entram no segundo tanque, representado por e interferem na variável de saída controlada .
No diagrama, todas as variáveis estão representadas com letras maiúsculas, pois estãi em sua forma desvio, ou seja:
Onde é o valor de no estado inicial.
Além disso, o enunciado diz que a variável pode ser medida, fazendo assim com que ela seja uma possível variável manipulada, enquanto e são variáveis distúrbio.
Passo 2
Vamos fazer então o primeiro item.
Ele pede para a gente desenhar um diagrama de blocos para um sistema feedforward onde a variável pode ser medida e as variações em são negligenciáveis.
Sendo assim:
Como as variações em são negligenciáveis, podemos assumir . Além disso, como podemos medir , essa variável funcionará como a nossa variável distúrbio nesse problema. Sendo assim, o bloco representa o sensor/transmissor que mede , o bloco é o controlador feedforward do sistema, e é a válvula que manipula a corrente de entrada .
Passo 3
Para o segundo caso, onde as variações em são negligenciáveis e pode-se medir , é feito o mesmo que no item anterior, só com essas duas variáveis trocadas.
Resposta
Ei, a resposta está no passo a passo :)