Levando em consideração a organização das moléculas de uma substância qualquer (menos a água) em cada uma das fases; gás, líquida e sólida:

  1. Organize as fases em ordem crescente de densidade. Justifique.
  2. Observando esse gráfico da estrutura do gelo, explique porque a água é incomum e tem uma ordem de densidade diferente das outras substâncias.

Passo 1

a) Para escrever as densidades em ordem, precisamos lembrar de duas coisas:

  • A definição de densidade:
  • d e n s i d a d e = m a s s a v o l u m e

  • A interação entre as moléculas em cada fase.

Na fase gás, as moléculas estão agitadas e tem pouca interação entre elas, já que as forças atrativas intermoleculares são bem fracas. Na fase líquida as interações já estão um pouco mais fortes, e as moléculas mais perto umas das outras. Já na fase sólida, as forças atrativas intermoleculares estão beeeeem fortes e as moléculas praticamente não se movem umas em relação às outras.

Como as moléculas estão mais próximas, mais “compactas”, o volume que elas ocupam é menor, e, portanto, a densidade é maior se a massa fica constante.

Se só estamos fazendo transições de fase, o número de moléculas envolvida não muda e a massa permanece constante. Assim, o sólido tem uma densidade maior que o líquido, que tem uma densidade maior que o gás.

A ordem fica: g á s   <   l í q u i d o   <   s ó l i d o .

Passo 2

b) A água é um pouco diferente por conta das suas interações intermoleculares. As pontes de hidrogênio que as moléculas fazem no gelo são muito fortes, organizadas e espaçadas (como representadas na imagem do enunciado). Quando a água derrete, algumas dessas pontes de hidrogênio são quebradas e as moléculas podem se aproximar mais umas das outras. Assim, o volume da água na fase líquida é menor do que na fase sólida, porque a fase líquida é mais compacta.

Logo, a densidade da água na fase líquida é maior do que na fase sólida.

Esse comportamento anormal faz com que o gelo boie na água.

Resposta

  1. A ordem crescente de densidade é: g á s   <   l í q u i d o   <   s ó l i d o .
  2. O caso da água é diferente porque as ligações de hidrogênio formadas no estado sólido são muito espaçadas e, portanto, a fase líquida é mais compacta que a sólida. Por isso, a densidade do líquido é maior que a do sólido.

Exercícios Resolvidos de Diagrama de fases

Ver Teoria

Exercícios de Livros Relacionados

O aparelho do Exercício 9.110 foi novamente evacuado. Em seguida, 35,0 g de clorofórmio, C H C l 3 , são colocados no balão A e 35,0 g de acetona, C H 3 C O C H 3 , no balão B. O sistema entra em equi
Use o diagrama de fases do Carbono, do exercício 9.16 para (a) Descrever as transições de fase que o carbono experimentaria se fosse comprimido, em temperatura de 2000K de 100 atm até 1x 106 atm; (b)
A figura 6.43 reproduz o diagrama de fase, levantado experimentalmente, da solução do hexano e heptano, cujo comportamento é quase ideal. (a) Identifique as fases presentes em cada região do diagrama.
De o número de componentes de um sistema com A l C l 3 dissolvido em água, observando que há hidrólise e precipitação do A l O H 3 .
Os seguintes dados de temperatura/composição foram btidos para soluções de octano (O) e metilbenzeno (M), a 1,0a t m . A fração molar na solução líquida é x e no vapor em equilíbrio é y .O ponto de eb