Usando o esquema acima, explique o comportamento de um líquido com o abaixamento da pressão e sua relação com a densidade.

Passo 1

Conforme abaixamos a pressão (retiramos os pesinhos na barra de metal que pressiona o líquido), mantendo uma temperatura constante, descemos no diagrama de fases até o ponto do limite de fases (c, no esquema), onde as duas fases coexistem em equilíbrio dinâmico. Depois, passamos desse limite de fase para a fase vapor, que só se expande mais conforme vamos diminuindo a pressão.

Isso tem a ver com densidade do líquido porque, conforme a pressão diminui, o volume que a substância tem para ocupar aumenta, o que facilita a transição para a fase menos densa (que ocupa mais volume, já que d e n s i d a d e = m a s s a v o l u m e ).

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Exercícios Resolvidos de Diagrama de fases

Ver Teoria

Exercícios de Livros Relacionados

O aparelho do Exercício 9.110 foi novamente evacuado. Em seguida, 35,0 g de clorofórmio, C H C l 3 , são colocados no balão A e 35,0 g de acetona, C H 3 C O C H 3 , no balão B. O sistema entra em equi
Use o diagrama de fases do Carbono, do exercício 9.16 para (a) Descrever as transições de fase que o carbono experimentaria se fosse comprimido, em temperatura de 2000K de 100 atm até 1x 106 atm; (b)
A figura 6.43 reproduz o diagrama de fase, levantado experimentalmente, da solução do hexano e heptano, cujo comportamento é quase ideal. (a) Identifique as fases presentes em cada região do diagrama.
De o número de componentes de um sistema com A l C l 3 dissolvido em água, observando que há hidrólise e precipitação do A l O H 3 .
Os seguintes dados de temperatura/composição foram btidos para soluções de octano (O) e metilbenzeno (M), a 1,0a t m . A fração molar na solução líquida é x e no vapor em equilíbrio é y .O ponto de eb