Demonstre que para líquidos.
Passo 1
Para fazer essa demonstração vamos analisar as correlações que podemos usar para encontrar o coeficiente de difusão em líquidos.
Wilke e Chang:
Repara que para o cálculo, eu preciso de dados do solvente (B) como a massa molecular, o fator de associação e a viscosidade. Já pro soluto (A), eu preciso do volume molar apenas. Sendo assim, faz diferença quem está em maior ou menor quantidade, que é quem eu chamo respectivamente de B e de A.
Passo 2
Vamos olhar também a equação de Stokes-Einstein:
Assim como Wilke e Chang, eu preciso de dados diferente de cada componente da mistura, logo aqui também faz diferença quem é o soluto e quem é o solvente.
Passo 3
Agora fazendo uma análise mais profunda, isso acontece porque em líquidos as moléculas estão bem mais próximas e interagem de forma mais relevante. Então propriedade como a polaridade, o potencial químico, a eletronegatividade, e tudo que diz respeito às interações intermoleculares vai influenciar. Então faz muita diferença nesse caso se você é uma molécula A, cercada de moléculas B, ou se você é uma molécula B cercada de moléculas A.
Resposta
para líquidos, como queríamos demonstrar