Enunciado
Elétrica - Sadiku - Fundamentos de Circuitos Elétricos- Ed: 5º - Capítulo 2.Problemas Abrangentes - Ex. 77
77. Suponha que seu laboratório de circuitos tenha os seguintes resistores comerciais padrão disponíveis em grande quantidade:
Usando associações em série e em paralelo, e um número mínimo dos resistores disponíveis, defina como você obteria as seguintes resistências disponíveis para projetar um circuito eétrico de:
(a)
(b)
(c)
(d)
Passo 1
Olha só! Tá aqui um macete que vai nos ajudar muito a resolver essa questão. Se conectarmos duas resistências iguais em paralelo, a resistência equivalente será a metade delas. Se forem quatro resistências iguais em paralelo, dessa vez a resistência equivalente será um quarto delas.
Quer ver só. Conectemos duas resistências em paralelo:
a) Se liga nessa primeira letra. Se nós conectarmos quatro resistências de em paralelo, pelo raciocínio exposto anteriormente, qual será a resistência obtida?
Ora bolas, será obviamente .
Passo 2
b) Nesse caso a resistência equivalente pedida é , que pode ser decomposta na seguinte soma:
Com isso; de cara tiramos que pra obter a nossa resistência equivalente, precisaremos conectar as resistências de , em série com uma associação em paralelo de duas resistências de .
Passo 3
c) Nesse caso a resistência equivalente pedida é , que pode ser decomposta na seguinte soma:
Com isso; de cara tiramos que pra obter a nossa resistência equivalente, precisaremos conectar em série as associações em paralelo entre as resistências de e
Passo 4
d) Por último, temos que a resistência equivalente pedida é , que pode ser decomposta na seguinte soma:
Com isso tiramos que a nossa resistência equivalente é dada pela associação em série entre a associação em paralelo de duas e quatro resistências de , a resistência de e a resistência de .
Resposta
a)
b)
c)
d)