Enunciado

79. Resolva o problema 3.28 , usando o P s p i c e ou M u l t i S i m

Passo 1

Fala galerinha! Olha só! Como é um problema em que temos que achar as quatro tensões nodais destacadas na figura da questão que o problema pede pra gente resolver, esse vai um problema relativamente simples. É claro, que usando um bom e belo recurso computacional, né!? Ninguém aqui é bobo!

Só que nós não vamos usar nenhum dos dois softwares do enunciado. Pelo contrário, vamos usar um software muito conhecido dos alunos de engenharia, o C i r c u i t L a b .

Dito isso, bora esboçar o circuito nesse software. Uma coisa interessante do C i r c u i t L a b , é que precisamos dar nome as tensões nodais e daí o software mesmo nos fornece o valor de cada uma das tensões nodais que nomeamos.

Bora então pro que interessa!

Aqui está o circuito redesenhado:

Passo 2

Clicando na ferramenta S i m u l a t e no canto inferior, e em seguida na opção " R u n D c S o l v e r " , obtemos nossas respostas.

Que são...

E aqui estão elas escritas!

v_a = - 10,56 V

v_b = 20,56 V

v_c = 1,389 V

v_d = - 43,75 V

Viu só como foi moleza!

Resposta

v_a = - 10,56 V

v_b = 20,56 V

v_c = 1,389 V

v_d = - 43,75 V

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

10-a) Use o método das tensões de nó para mostrar que a tensão de saída Vo no circuito da Figura P4.10 é igual ao valor médio das tensões das fontes.b) Determine Vo se v1 = 100 V, v2 = 80 V e v3 = -60
13-Use o método das tensões de nó para determinar v1 e v2:
16-Use o método das tensões de nó para determinar a potência total dissipada no circuito da Figura P4.16. Figura P4.16
14-
17-a) Use o método das tensões de nó para determinar vo no circuito da Figura P4.17. b) Determine a potência absorvida pela fonte dependente. c) Determine a potência total gerada pelas fontes independ