(a) Calcule a resistência equivalente vista nos terminais a-b. Se os terminais c-d estão abertos e se os terminais c-d são curto-circuitados. (b) Calcule o valor da resistência equivalente vista nos terminais c-d, se os terminais a-b estão abertos, e se estes terminais a-b estão curto-circuitados.
Passo 1
E ai galera, beleza?
Vamos por partes. No item (a) pede a resistência equivalente se os terminais c-d estão aberto e quando estão curto-circuitados.
Belezaaa! Primeiro, quando os terminais estão abertos, as resistências de 360 e 540 Ω estão em série assim como as de 180 e 540 Ω. Então as resistências equivalentes são respectivamente 900 e 720 Ω. Essas duas resistências estão em paralelo entre si, logo a resistência equivalente entre os pontos a e b é:
Passo 2
Agora, se os terminais c-d foram curto-circuitados, as resistências de 360 e 180 Ω estarão em paralelo, assim como as resistências de 540 e 540 Ω. Assim, temos:
Essas resistências estão em série, logo, a resistência equivalente entre os pontos a e b é:
Passo 3
Show! Agora falta o item (b).
Se os terminais a-b estiverem abertos, isso significa que aas resistências de 360 e 180 Ω estão em série assim como as resistências de 540 e 540 Ω. Então as resistências equivalentes são respectivamente 540 e 1080 Ω. Essas resistências estão em paralelo, portanto a resistência equivalente entre os pontos c e d é:
Já se os terminais a-b estiverem curto-circuitados, os resistores de 360 e 540 Ω estarão em paralelo assim como os de 180 e 540 Ω. Assim, as resistências equivalentes são:
Como esses resistores equivalentes estão em série, a resistência equivalente entre os pontos c e d é:
Fechou! Vamos pra próxima? :D